Brasil Brasil Brasil

Projeto de Pesquisa 2

2 - A escola de qualidade nas representações sociais de pais com filhos na escola pública

Início: 2005
Linha de Pesquisa: Educação, movimentos sociais e políticas públicas

Descrição: Propõe-se investigar  as representações sociais relacionadas à qualidade das escolas, partilhadas por pais com alunos matriculados nas escolas públicas do ensino fundamental, localizadas em Teresina - Piauí. A problemática da qualidade de uma escola (ou ensino ou da educação) está presente tanto nos resultados esperados pelas políticas educacionais, quanto na escolha de um estabelecimento de ensino efetuada pela família para os filhos. Tanto em um caso como no outro, como entre os estudiosos, pesquisadores e elaboradores de políticas, as respostas a tal problemática são variadas; bem como variam as condições, categorias e critérios estabelecidos para a aferição da qualidade. Toma-se como ponto de partida esta diversidade de respostas, compreendendo-a como fruto dos vários sentidos dados pelos sujeitos ao ato de escolher ou conceber uma escola para seus filhos ou para uma coletividade. Essa escolha é, por conseguinte, uma ação, no sentido de Weber (1995). Nesse processo, os sujeitos são orientados pelas representações sociais. Elas orientam suas condutas diante dos objetos sociais, produzindo e determinando comportamentos, "pois definem simultaneamente a natureza dos estímulos que nos cercam e nos provocam e o significado das respostas a dar-lhes" (MOSCOVICI, 1978, p.26). Trata-se, portanto, de algo subjetivo, imaginado. É esse subjetivo que se deseja estudar em relação à qualidade da escola, buscando o subjacente aos critérios que norteiam as condutas dos pais no julgamento do que seja uma escola de qualidade para os seus filhos. Investigar-se-á: a) Como os pais definem a escolas dos seus filhos? b) Que critérios estabelecem no julgamento do que seja uma escola de qualidade? c) Que estratégias utilizam para alcançar a escola por eles idealizada? d) Que representações sociais partilham sobre a qualidade das escolas?

Equipe:

  • Luís Carlos Sales (Docente Responsável);
  • Antonio de Pádua Carvalho Lopes (Docente);
  • Francisca de Fátima de Lima(Participante Externo);
  • Luiz Carlos Carvalho de Oliveira (Participante Externo);
  • Guiomar de Oliveira Passos(Participante Externo);
  • Célia Revilânida Costa (Participante Externo);
  • Cleire Maria do Amaral Rodrigues (Discente);
  • Maria Dilma Ponte de Brito(Discente);
  • Underiana Damasceno Viana de Moraes (Discente);
  • Laianne Nogueira do Vale (Discente);
  • Maria Carmem Bezerra Lima (Discente);
  • Samara de Oliveira Silva (Discente).
     

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.