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Projeto de Pesquisa 1

1- A constituição da rede escolar piauiense: 1910 - 1970

Início: 2005
Linha de Pesquisa: Educação, movimentos sociais e políticas públicas

Descrição: Este projeto está vinculado a linha de pesquisa Educação, Movimentos Sociais e Políticas Públicas e tem como objetivo analisar o modo como se constituiu historicamente a rede escolar piauiense, tomando como recorte de análise duas das principais reformas da instrução pública (1910 – 1970). A pesquisa dá continuidade a pesquisas anteriores onde foi estudado a constituição dos grupos escolares, da escola normal, da feminização da profissão docente e das iniciativas escolares por parte de entidades associativas de profissões. No presente estudo pretendemos compreender os mecanismos pelos quais se instauram modificações na organização escolar no Estado, expande-se a rede escolar, modifica-se a composição da clientela escolar, do professorado e interioriza-se níveis de ensino. O estudo pretende, ainda, compreender a ação escolar de iniciativa particular e as lutas populares por instrução pública no Estado. A análise se deterá nos níveis primário e secundário do sistema escolar, procurando compreender as relações entre mecanismos externos e os mecanismos internos de funcionamento desses níveis. Tem-se como referenciais teóricos principais Norbert Elias, André Petitat , Pierre Bourdieu e Bernard Lahire. A pesquisa utilizará documentos escritos, iconografia, autobiografias e história oral.

Equipe:

  • Antonio de Pádua Carvalho Lopes (Docente responsável);
  • Maria do Perpétuo Socorro Castelo Branco Santana (Discente);
  • Ademir  Martins de Oliveira (Discente);
  • Ana Maria Gomes  de Sousa Martins (Discente), Benedita Severiana de Sousa Santana (Discente);
  • João Batista da Silva (Discente);
  • José Carlos de Sousa (Discente);
  • Elenilda Maria da Silva Rocha (Discente);
  • Gilberto Escórcio Duarte Filho (Discente;
  • Sabryna Chouchunova Lima Santos (Discente).

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