Brasil Brasil Brasil

Dissertações Completas de 2008

01. OS OBSTÁCULOS DIDÁTICOS O COTIDIANO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ENFERMEIRO PROFESSOR: DA IDENTIFICAÇÃO À SUPERAÇÃO [baixar]
Autora: Malvina Thais Pacheco Rodrigues

02. PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO: o diário como instrumento de reflexão [baixar]
Autora: Hilda Maria Martins Bandeira

03. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PEDAGOGO ATUANTE NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE TERESINA-PI: 1980 a 2006 [baixar]
Autora: Reijane Maria de Freitas Soares

04. A PRODUÇÃO DE UMA DISCIPLINA ESCOLAR E OS ESCRITOS EM TORNO DELA: os Estudos Sociais do Maranhão [baixar]
Autora: Odaléia Alves da Costa

05. A FORMAÇÃO CONTINUADA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PROFISSIONALIZAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE TERESINA – PI: Revelações a partir de histórias de vida [baixar]
Autora: Maria Goreti da Silva Sousa

06. CUSTO DIRETO DE FINANCIAMENTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE TERESINA – PIAUÍ [baixar]
Autora: Magna Jovita Gomes de Sales e Silva

07. A APLICAÇÃO DE SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CRIANÇAS COM TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO [baixar]
Autora: Aída Teresa dos Santos Brito

08. POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL (1996-2006): o FUNDEF e a valorização do magistério [baixar]
Autora: Isabel Cristina da Silva Fontineles

09. EDUCAÇÃO-MERCADORIA: A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO PIAUÍ (1990 A 2005) [baixar]
Autor: Geraldo do Nascimento Carvalho

10. O PROFESSOR LEITOR: OS SENTIDOS DA LEITURA EM NARRATIVAS DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS [baixar]
Autora: Virgínia Maria de Melo Magalhães

11. FAZERES DE GÊNERO E FAZERES PEDAGÓGIGOS: como se entrecruzam na Educação Infantil [baixar]
Autora: Carmen Lúcia de Sousa Lima

12. A PRÁTICA PEDAGÓGICA CRÍTICO-REFLEXIVA DO PROFESSOR: um processo colaborativo de (re)elaboração conceitual no Ensino Médio [baixar]
Autor: Francisco Afranio Rodrigues Teles

13. REFLEXÃO CRÍTICA E COLABORAÇÃO: articulação teoria e prática no desenvolvimento da atividade docente [baixar]
Autora: Maria Ozita de Araujo Albuquerque

14. A CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES NO COTIDIANO DAS PRÁTICAS DE ENSINAR: um estudo focalizando o docente do ensino jurídico [baixar]
Autor: José Augusto Paz Ximenes Furtado

15. A INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM ESCOLA INCLUSIVA: um estudo de caso [baixar]
Autora: Daniela Coutinho de Morais Escórcio

16. POLÍTICAS DE INCLUSÃO DE JOVENS EM INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS “ALTERNATIVAS” DE TERESINA-PI: Escola Municipal “Nau Cidadã” e Casa de Metara [baixar]
Autora: Marilde Chaves dos Santos

17. A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA IDENTIDADE DE GÊNERO DE ALUNOS DO LICEU PIAUIENSE: sinalizando diferenças e desigualdades [baixar]
Autor: Ronaldo Matos Albano

18. A CRIATIVIDADE NA PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DE ARTE: um estudo exploratório nas escolas públicas de Teresina-PI [baixar]
Autor: José Ribamar Santos Costa Júnior

19. HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TERESINA: Piauí (1968 – 1996) [baixar]
Autora: Zélia Maria Carvalho e Silva

20. OS SABERES DA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: da utopia à realidade formativa de professores da escola pública [baixar]
Autor: Julival Alves da Silva

21. A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ: concepções de professores [baixar]
Autora: Lucineide Morais de Sousa

22. ENTRE RIOS E LETRAS UM ESTUDO SOBRE OS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE TERESINA-PI [baixar]
Autora: Célia Revilândia Costa

23. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO SEMI-ÁRIDO: valorizando experiências, reconstruindo valores e tecendo sonhos [baixar]
Autor: Elmo de Souza Lima

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.