Brasil Brasil Brasil

Pró saúde

Pró-Saúde
 
O Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – PRÓ-SAÚDE é um recurso político e financeiro estratégico para o início do processo de mudança na UFPI, uma vez que aponta para a resolução de problemas de várias áreas nas quais foram identificadas fragilidades.
 
Objetivos
Geral
Reorientar os acadêmicos, profissionais formados, conhecimentos gerados e serviços prestados, com ênfase nas mudanças no modelo de atenção à saúde, em especial aquelas voltadas para o fortalecimento da atenção básica, em que haja um trabalho articulado entre o Sistema de Saúde e as instituições de ensino, em que a educação permanente seja capaz de reorganizar, simultaneamente, os serviços e os processos formativos, transformando principalmente as práticas educativas e as de saúde.
* Específicos
·         Estabelecer, de forma sistemática, protocolos de cooperação entre os gestores do SUS (Fundação Municipal de Saúde e Secretaria Estadual de Saúde) e o curso de Odontologia.
·         Facilitar a integração interdisciplinar para que o profissional formado tenha o perfil desejado: generalista e com a visão de tratar do paciente e não da doença isoladamente incorporando a prática de promoção da saúde implementando coerência no sistema de avaliação do ensino-aprendizado pelas Instituições, bem como da força-tarefa estipulado pelo SUS aos seus gestores, os quais deveriam visar realmente a qualidade da atenção integral ao paciente.
·         Propiciar adequados campos de estágios por meio da ampliação dos cenários e da duração da prática educacional na rede de serviços básicos de saúde.
·         Atualizar e estimular os profissionais da Fundação Municipal de Saúde que receberão os estudantes nos estágios e práticas extramuro.
·         Incentivar a realização de pesquisas voltadas para a Odontologia em Saúde Coletiva.
·         Incorporar ao currículo em andamento (quadro 1), práticas que supram a deficiência deste currículo baseado em clínicas isoladas e metodologia de ensino tradicional.

Clique aqui para ver o projeto na íntegra em PDF.

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.