Brasil Brasil Brasil

Histórico

A idéia da fundação de uma Faculdade de Odontologia no Estado do Piauí partiu do Padre Alberto de Freitas Santos, diretor do Colégio São Francisco de Sales (Colégio Arquidiocesano), no ano de 1947.

 

O Padre Alberto liderou o Movimento Pró-Faculdade de Odontologia, estimulando um grupo de jovens idealistas, constituído por profissionais da área de saúde (Cirurgiões-Dentistas, Médicos e Farmacêuticos) a se organizar e começar uma batalha pela concretização do ideal. O grupo elegeu como primeiro Presidente do movimento o Dr. Francisco das Chagas Machado Lopes, que permaneceu na liderança durante o período de 1949 a 1956, sendo sucedido por Dr. Agnelo Sampaio Filho, que permaneceu no posto de 1957 a 1958.

 

O movimento tomou personalidade jurídica no dia 16 de Outubro de 1958 (registro 184 no Cartório "João Crisóstomo"), passando a ser presidido pelo Cirurgião-Dentista Dr. Oscar Olímpio Cavalcanti, que regressara recentemente da II Reunião de Diretoria de Faculdades de Odontologia do País, realizada em Natal - RN, sob os auspícios da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO), onde recebeu novas orientações, fundando a Sociedade Civil Faculdade de Odontologia de Teresina.

 

A Sociedade Civil Faculdade de Odontologia do Piauí solicitou cooperação financeira do Governo do Estado, da Prefeitura Municipal de Teresina e de outros municípios, de entidades de classe, além de promover festas (Festa da Mocidade I, II e III), visando angariar fundos para o patrimônio da faculdade.

 

Encorajado pelo apoio encontrado na sociedade piauiense e estimulado pelo exemplo dado pelo Arcebispo de Teresina, Dom Avelar Brandão Vilela, que inaugurara há pouco a Faculdade Católica de Filosofia , em 16.06.1957, os integrantes da Sociedade Civil Faculdade de Odontologia decidiram criar no dia 19 de Junho de 1959 a Faculdade de Odontologia do Piauí. A Assembléia Geral foi realizada no salão "Esmaragado de Freitas" do Arquivo Público, sob a presidência do Dr. João de Almeida Costa , aclamado para presidir aquela sessão, que elegeu por unanimidade o Prof. Oscar Olímpio Cavalcanti, como primeiro diretor da Faculdade.

 

No dia 15 de Julho de 1960, o Presidente da República, Juscelino Kubstichek de Oliveira, sancionou o decreto que liberou o funcionamento da Faculdade de Odontologia do Piauí (decreto nº48.525), publicado na mesma data no Diário Oficial da União.

 

O primeiro concurso vestibular para seleção de alunos no Curso de Odontologia foi realizado nos dias 20, 21 e 22 de Fevereiro de 1961, com a realização de provas escritas e orais das disciplinas: Química, Física e Biologia. Foram ofertadas 25 vagas, concorreram 39 candidatos e 23 foram aprovados e, posteriormente matriculados. (Moura, MD et al, 1999).

 

Atualmente o Curso de Odontologia é composto por uma Coordenação e dois Departamentos: Departamento de Patologia e Clínica Odontológica e Departamento de Odontologia Restauradora, nos quais  funcionam as Disciplinas Específicas e o Estágio Supervisionado.

 

 

VAGAS: A UFPI oferece 70 vagas anuais com duas entradas semestrais. 

    

 Localização: Blocos SG-10 e SG-05 / UFPI - Campus Min. Petrônio Portela / Ininga - Teresina - PI  

  Telefone: (86) 3215-5875  

  E-mail: odonto@ufpi.br

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.