Projetos
Este projeto de extensão tem como finalidade contribuir para a melhoria do ensino de Geografia no Estado do Piauí, bem como ampliar o processo de Formação Inicial e Continuada dos Professores de Geografia no referido Estado. Elaborado em forma de capacitação o projeto surge como um elemento que irá oferecer ferramentas de auxilio aos docentes para que possam pensar em alternativas viáveis para a superação dos obstáculos encontrados durante suas atividades de sala de aula. Consideramos que o aspecto lúdico incorporados às atividades de ensino-aprendizagem imprimem um caráter mais construtivo aos conteúdos didáticos da Geografia, fazendo com que os professores possam trabalhar com o caráter dinâmico do espaço geográfico refletido nos objetos sociais e culturais produzidos pela sociedade contemporânea. Nesse sentido, é conveniente desenvolvermos ações com relação à elaboração e utilização de atividades e materiais didáticos como elementos que contribuam para a superação das dificuldades que professores de Geografia possam ter acerca dos conteúdos que ministram em suas salas de aula. Acreditamos, portanto, que é importante para a formação inicial e continuada dos professores de Geografia o exercício da reflexão na busca de uma abordagem para o ensino dessa disciplina escolar, bem como o trabalho com materiais concretos e simbólicos que irão contribuir como acionadores cognitivos dos conteúdos a serem ministrados aos alunos do Ensino Fundamental e Médio.
Objetivos
O Projeto Construindo Ferramentas para o Ensino de Geografia tem como objetivo principal a capacitação de professores que atuam na Educação Básica para avaliar e elaborar projetos de produção de materiais didáticos sobre temas da ciência geográfica e, ainda, realizar intervenções e avaliações sobre a recepção e a participação dos alunos no processo.
Objetivos Específicos
O Projeto prevê momentos em que os professores deverão:
a) analisar criticamente diferentes recursos didáticos quanto as suas potencialidades de uso no ensino de Geografia;
b) valorizar as diferentes funções dos recursos didáticos;
c) dominar metodologia de coleta, seleção, organização e análise de materiais visando a produção de materiais didáticos para o ensino de Geografia;
d) valorizar o trabalho com recursos didáticos de fácil acesso na comunidade local;
e) produzir recursos didáticos sobre temas locais que podem ser trabalhados no ensino da ciência
geográfica;
f) avaliar a recepção e/ou participação dos educandos em processo de produção de materiais didáticos.
Metodologia
O projeto será desenvolvido sob a forma de oficinas didáticas que versarão sobre o uso de recursos didáticos não convencionais nas aulas de geografia. Para finalizar o projeto será realizado o I Simpósio Estadual de Ensino de Geografia, com sede na cidade de Teresina.
Estágiarios
Gil Anderson Ferreira Silva
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8688687407979405
Humberto Augusto Lima Rocha
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4641500030394357
Igor Bahury Ramos
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5082608709557789
Kaíse Canuto da Silva
Liriane Gonçalves Barbosa
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4515605177734618
Luzia Ferreira Cavalcante
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2505255011359607
Maurício Anderson Ferreira Amorim
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