Brasil Brasil Brasil

Notícias

Docente do PPGCF aprova Projeto no Edital Universal 14/2014

22/11/2014 10:48

O professor Dr. Joaquim Soares da Costa Júnior coordena um projeto que foi aprovado no edital Universal 14/2014 – Faixa A intitulado “AVALIAÇÃO PRÉ-CLÍNICA DE SUBSTÂNCIAS NEUROATIVAS ISOLADAS DE COGUMELOS BIOLUMINESCENTES: ESTUDOS DE PRÉ-FORMULAÇÃO PARA FORMAS FARMACEUTICAS”. 

O presente projeto objetiva realizar uma avaliação pré-clínica de substâncias neuroativas para o tratamento da ansiedade, bem como promover estudos de pré-formulação para o desenvolvimento de novas formas farmacêuticas sólidas (cápsulas e comprimidos), focalizando uma abordagem comportamental, neuroquímica (hipocampo), histológica e toxicológica, com a finalidade de investigação dos mecanismos de ação e identificação de possíveis alterações (maléficas ou benéficas) em cérebro de camundongos.

Assim, pretende fornecer subsídios, particularmente na área dos transtornos da ansiedade, de maneira aprofundada, para o desenvolvimento de novos alvos terapêuticos e para a obtenção tecnológica de novos produtos farmacêuticos.

Também estão envolvidos nesse projeto os professores: Rivelilson Mendes de Freitas, Chistiane Mendes Feitosa, Luiz Fernando Meneses Carvalho, Francisco José Borges dos Santos e Dinara Jaqueline Moura.

A Chamada tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País, em qualquer área do conhecimento.

Para ver o resultado completo aqui.

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.