Brasil Brasil Brasil

Notícias

Aprovação de Projeto MCTI/SETEC/CNPq - RHAE Pesquisador na Empresa

11/10/2014 23:07

Os professores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da UFPI, Dr. Rivelilson Mendes de Freitas, Dra. Jéssica Pereira da Costa e Dr. Paulo Michel Pinheiro Ferreira aprovaram, recentamente, em parceria com uma empresa cearense o projeto “Desenvolvimento de uma formulação farmacêutica líquida oral a partir do acetato de carvacrila e do seu derivado nanoencapsulado para tratamento de helmintíases” na chamada Pública Nº 54/2013 MCTI/SETEC/CNPq - RHAE Pesquisador na Empresa / Faixa A - Projetos Iniciais.

O projeto de bioprospecção visa a descoberta de produtos bioativos, esperando dessa forma contribuir para programas de desenvolvimento autossustentável, por meio da utilização de produtos naturais. Nesse sentido, recentemente foram identificados compostos com atividade esquistossomicida promissora, em especial o acetato de carvacrila, que dentre as moléculas estudadas teve potencial esquistossomicida mais representativo perante as demais. Esta proposta será realizada em três grandes fases de estudo e em colaboração com universidades e institutos de pesquisa a nível nacional (Universidade Estadual do Ceará e Universidade Federal da Paraíba) e internacional (Universidade de Córdoba, Argentina). O coordenador da empresa parceira. Dr. Gláucio Barros Saldanha, destaca a importância da parceria entre a iniciativa privada e Universidade para o desenvolvimento de pesquisas voltadas para o mercado e para a inserção de profissionais capacitados, já que projeto visa também a formação de recursos humanos e inclui 2 alunos de graduação, 2 alunos de mestrado e 4 estudantes de doutorado.

Na fase 1, será obtido a matéria-prima e analisada suas atividades esquistossomicidas. Já durante a fase 2, serão executados os estudos de pré-formulação da matéria-prima e do derivado nanoencapsulado e seu comportamento frente aos excipientes que irão compor a formulação. Por sua vez, durante a fase 3, serão realizados estudos de toxidade pré-clínica do derivado nanoencapsulado e das formulações propostas e caracterizadas. Ao final da execução deste projeto é esperado o desenvolvimento de uma formulação líquida oral direcionada para o tratamento da Esquistossomose como principal produto além da obtenção de registros de depósito de pedidos de patentes e artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais de forma a contribuir com desenvolvimento científico e tecnológico regional e nacional proporcionando a formação de recursos humanos de excelência na área de atenção à saúde humana. 

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.