Brasil Brasil Acesso

Agenda / Eventos Antigos

Evento: Professora da UFPI vence Concurso Contos Cidade de Teresina

Data: 14 DE ABRIL DE 2009

A professora Ana Maria Quessada, do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária da Universidade Federal do Piauí (DCCV), venceu o Concurso Contos Cidade de Teresina 2008. O certame foi promovido pela Prefeitura Municipal de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves.

“Estou extremamente feliz com essa vitória, até pelo fato de não ser uma escritora profissional”, analisa Quessada, vencedora do concurso com o conto “Redemoinho de emoções”. O trabalho será publicado pela FCMC na Revista Cadernos de Teresina. Além disso, a professora recebeu a quantia de R$ 1.000,00. Segundo ela, o valor será doado ao projeto social Vida, da Igreja Presbiteriana de Teresina.

O Concurso Contos Cidade de Teresina é definido pela FCMC como um incentivo a ambientação de contos na cidade, dando ênfase às manifestações culturais locais, a seu espaço físico ou à história do município.

Coordenadoria de Comunicação Social

Evento: Curso de Inglês para Comunicação com matrículas abertas

Data: 08 DE ABRIL DE 2009

Estão abertas até o dia 17 de abril as matrículas para o Curso de Língua Inglesa para Comunicação (CLIC), realizado em parceria entre a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Fundação dos Comerciários de Teresina (FCT)

O Curso de Língua Inglesa para Comunicação é um projeto de extensão que atende os comerciários de Teresina e a comunidade em geral.

As inscrições podem ser realizadas na Escola da Fundação dos Comerciários de Teresina, localizada na Rua David Caldas, 536 - Centro Norte.

Para mais informações a respeito do curso, horários de turmas e requisitos para matrículas, os alunos devem entrar em contato com a Coordenação do Curso através dos telefones: 3131-1304 / 3222-5546 ou consultar o guia do aluno.

Evento: Extensão: Calendário de inscrições para Espanhol

Data: 06 DE ABRIL DE 2009


A Universidade Federal do Piauí, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, divulgou nesta sexta-feira (3) os calendários e instruções para a realização de inscrições nos cursos de extensão em Língua Inglesa e Espanhola.

Veja mais informações sobre Curso de Extensão em Espanhol

Coordenadoria de Comunicação Social

Evento: Professores organizam livro sobre gerontologia

Data: 31 DE MARÇO DE 2009

Focalizando as relações sociais e o bem-estar subjetivo ao abordar a velhice e o envelhecimento em contextos diferenciados, os professores Ludgleydson Fernandes (UFPI) e Deusivania Vieira Falcão (USP) lançam este mês o livro Psicologia do Envelhecimento: relações sociais, bem-estar subjetivo e atuação profissional em contextos diferenciados.

Organizado pelos professores, o livro reúne uma série de artigos escritos por pesquisadores renomados em suas áreas de atuação e oriundos das mais diversas regiões brasileiras. São textos que refletem o envelhecimento a partir de realidades distintas, tais como, pessoas que envelhecem na zona rural, instituições de longa permanência para idosos e comunidades ribeirinhas.

Publicado pela editora Alínea, o livro faz parte da coleção Velhice e Sociedade, que se destina a veicular a produção intelectual de autores dedicados ao estudo da velhice e do envelhecimento. A publicação pode ser adquirida através do site da editora.

Coordenadoria de Comunicação Social

Evento: Calouros de Educação Física visitam abrigo São Lucas

Data: 30 DE MARÇO DE 2009

Na última segunda-feira (30), os alunos do 1º período do curso de Educação Física visitaram o abrigo São Lucas. A visita segue a linha da UFPI no acolhimento aos novos alunos, com direito a ações de cidadania, que façam a diferença tanto para os estudantes como para a comunidade.

Além de visitar os idosos, a ida ao abrigo serviu para definir a participação dos estudantes nas atividades que serão desenvolvidas ao longo deste semestre.

De acordo com o professor David Emérito, há 15 anos a UFPI participa dos eventos festivos do abrigo. “Ao longo desse tempo, através dos nossos alunos, levamos aos idosos momentos de companhia e atenção, além de atividades físicas e recreativas”, conclui o professor.

Ele explica que a partir desse período os alunos de Educação Física vão visitar todo mês, atividades que podem ser campos de atuação profissional. "Na última semana do mês nós vamos contar com um ônibus da UFPI que vai proporcionar aos alunos conhecer locais onde eles podem atuar, como academias, o Exército, abrigos e outros locais", disse o professor.

Coordenadoria de Comunicação Social

Evento: Mestrado em Antropologia e Arqueologia inicia atividades

Data: 27 DE MARÇO DE 2009

Na próxima segunda-feira (30), será ministrada a aula inaugural da primeira turma do Mestrado em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal do Piauí. O evento acontece a partir das 17 horas, na sala de vídeo 01 do Centro de Ciências Humanas e Letras.

De acordo com o professor Fabiano Gontijo, coordenador do Mestrado, no dia 4 de maio será realizada a solenidade oficial de lançamento, que contará com a presença do professores Denise Schaan, presidente da Associação de Arqueologia Brasileira (SAB), e Carlos Caroso, presidente da Associação Brasileira de Antropologia. “Os convidados ministrarão palestra sobre o estado das pesquisas em Arqueologia e Antropologia no Brasil e sobre as perspectivas dos campos de atuação dos profissionais das duas áreas”, explica o coordenador.

Ainda segundo o professor Fabiano Gontijo, no dia 1º de maio os convidados farão uma viagem para o Parque Nacional da Serra da Capivara, onde serão recebidos pela diretora presidente da Fundação Museu do Homem Americano, Dra. Niède Guidon, No dia 2 de maio, Niéde Guidon ministrará uma aula de campo na Pedra Furada.

Sobre o Mestrado

Lançado um ano após a criação do curso de graduação em Arqueologia e Conservação em Arte Rupestre, o Mestrado em Antropologia e Arqueologia trabalhará em duas áreas de concentração e três linhas de pesquisa. O Programa terá uma política de publicação e incentivo à organização e participação de seus membros em encontros científicos no Brasil e no exterior.

Conheça mais sobre o Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia.

Coordenadoria de Comunicação Social

Evento: Nas Trilhas da História: pesquisadoras apresentam resultados

Data: 27 DE MARÇO DE 2009

O estado do Piauí conhecerá os primeiros resultados do projeto Nas Trilhas da História. Entre os dias 30 de março e 3 de abril, as pesquisadoras Áurea Pinheiro, Cássia Moura e Verônica Ribeiro estarão na cidade de Oeiras para apresentar o livro Celebrações e o documentário Congos: ritmo e devoção.

O projeto teve início no ano de 2007 e tem como objeto de estudo o patrimônio de natureza imaterial do Piauí. As três pesquisadoras, pertencentes ao grupo de pesquisa Memória, Ensino e Patrimônio Cultural, elegeram manifestações típicas da religiosidade piauiense e realizam um trabalho de sistematização de fontes e documentos disponíveis sobre os Congos, a Procissão do Fogaréu e a Procissão de Bom Jesus dos Passos.

A partir de agora, elas se voltam à comunidade para o trabalho de divulgação e socialização das experiências e práticas compartilhadas ao longo da pesquisa de campo. A intenção é permitir que a sociedade conheça e divulgue manifestações culturais brasileiras a partir do lugar onde se vive, valorizando a identidade e preservando tradições seculares, recriadas cotidianamente.

Para a professora Áurea Pinheiro, é preciso que o estudo da história comece a partir do local onde se vive. “Nada mais pertinente que tomar como referência elementos da cultura material e imaterial que pulsa no cotidiano das ruas, praças, bairros - lugares de memória das comunidades”, explica.

Durante este ano, a equipe de pesquisadoras continuará o trabalho iniciado em 2007, de aproximação com a comunidade por meio de oficinas de educação patrimonial, sobretudo com alunos e professores do ensino fundamental de Oeiras. Áurea Pinheiro  acredita que não é suficiente apenas distribuir o material produzido, mas é necessário o diálogo com educadores sobre as potencialidades didáticas desses recursos no cotidiano das escolas e da comunidade.

Veja a programação.

Coordenadoria de Comunicação Social

Evento: Professor e alunos da UFPI participam de Congresso em Belém

Data: 25 DE MARÇO DE 2009

Durante os dias 6, 7 e 8 de abril, Belém-PA recebe o II Congresso Internacional de Estudos Lingüísticos e Literários na Amazônia (CIELLA). Com o tema “Línguas e Literaturas: diversidades e adversidades na América Latina”, o congresso contará com a participação de um professor e dez alunos da Universidade Federal do Piauí.

O professor do Departamento de Letras Francisco Alves Filho, além de 8 alunos do mestrado em Letras e dois da graduação representarão a UFPI apresentando trabalhos no congresso. De acordo com o professor Francisco Alves, a participação da Universidade no evento “demonstra a movimentação crescente do curso de Letras no âmbito das pesquisas lingüísticas, fazendo com que os pesquisadores da instituição sejam vistas e reconhecidos nacionalmente”.

O II CIELLA acontece um mês após a realização do VI Congresso Internacional da Abralin, em João Pessoa (PB). O evento da capital paraibana contou com a presença de 39 pesquisadores da UFPI, evidenciando o grande interesse de mestrandos, graduandos e professores em divulgar suas pesquisas pelo Brasil, além de trazer reconhecimento aos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Letras da UFPI.

Saiba quem são os representantes da UFPI no II CIELLA:

Mesa-redonda – Escrita e Interação
Prof. Dr. Francisco Alves Filho, com o trabalho Referenciação e gêneros do discurso: o que uma coisa te a ver com a outra?

Comunicação
(alunos do mestrado)
Aline Maria Rezende Freitas
José Nilson Santos da Costa Filho
Lafity dos Santos Silva
Leila Patrícia Alves Dantas
Luis Filipe de Andrade Sousa
Maria Lourdilene Vieira
Yana Liss Soares Gomes
Paula de Carvalho Ferreira

Pôster/Painel
(alunos da graduação)
Bruno Diego de Resende Castro
Leila Rachel Barbosa Alexandre

Coordenadoria de Comunicação Social

Evento: Alunos da UFPI participam do Dia de Ação Voluntária 2009

Data: 25 DE MARÇO DE 2009

A Universidade Federal do Piauí participou pelo quinto ano consecutivo do Dia Nacional da Ação Voluntária, promovido pela Fundação Bradesco. O evento ocorreu no último dia 15 de março e contou com a participação de alunos dos cursos de Odontologia e Educação Física.

Os alunos de Odonto ministraram palestras sobre a forma correta de escovação e prevenção contra cáries. Já os alunos de Educação Física palestraram sobre a importância da atividade física como promoção da saúde, apresentaram números de aula aeróbica e avaliaram a composição corporal dos participantes.

O Dia Nacional de Ação Voluntária realizou mais de 1,6 milhão de atendimentos em 40 escolas e outros 208 pontos próximos das unidades da Fundação Bradesco em todo o Brasil. Segundo o professor do Departamento de Educação Física David Emérito, "esta foi mais uma demonstração da aproximação da UFPI com a comunidade na prestação de serviços de alta qualidade".

Veja alguns números do Dia Nacional de Ação Voluntária 2009:

• 1.665.296 atendimentos
• 1.478 voluntários
• 509.799 produtos doados
• 248 pontos de atendimentos
• 401 instituições sociais beneficiadas
• 407.166 atividades esportivas e de lazer
• 248.864 ações de meio ambiente
• 35.809 aplicações de flúor
• 51.323 distribuição de mudas de plantas e sementes
• 20.071 cortes de cabelo/penteados
• 29.109 exames de pressão arterial
• 8.284 documentos emitidos
• 6.703 consultas com clínico geral

Coordenadoria de Comunicação Social

Evento: UFPI e Seduc promovem palestra com professor da USP

Data: 23 DE MARÇO DE 2009

Na próxima segunda-feira (30), acontece na Universidade Federal do Piauí a palestra Proposta para outra historiografia da literatura brasileira. A apresentação será ministrada pelo professor João Adolfo Hansen (USP), a partir das 16 horas, no auditório do Centro de Ciências Humanas e Letras.

Organizada pela UFPI em parceria com a Secretaria da Educação e Cultura (Seduc), a palestra é voltada para professores de Literatura do ensino médio. O evento espera levar ao conhecimento dos espectadores outras abordagens historiográficas da Literatura Brasileira.

João Adolfo Hansen é professor de Literatura brasileira da USP e já publicou sete livros e dezenas de capítulos de livros e muitos ensaios em periódicos. No ano de 1990, o professor recebeu o prêmio Jabuti na categoria ensaio.

Saiba mais sobre João Adolfo Hansen.

Coordenadoria de Comunicação Social

publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, (86)3215-5525, Fax (86)3215-5526, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.