Brasil Brasil Acesso

Agenda / Eventos Antigos

Evento: DCE divulga programação da Mostra Cultural Augusto Boal

Data: 21 DE AGOSTO DE 2009

O Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFPI) divulgou nesta sexta-feira (21) a programação da Mostra Cultural Ano Augusto Boal, que ocorrerá entre os dias 24 e 28 de agosto. Durante cinco dias, o Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí será local de realização de palestras, mesas redondas, oficinas, exposições, mostra de músicas e peças teatrais.

A Mostra Cultural é uma homenagem a Augusto Pinto Boal, dramaturgo e ativista carioca falecido em maio de 2009, fundador do Teatro do Oprimido (CTO), que alia teatro à ação social.

Os interessados em participar do evento devem comparecer à sede do DCE-UFPI para fazer suas inscrições, no valor de R$ 5,00. Os 200 primeiros que se inscreverem ganharão uma bolsa exclusiva da Mostra. Todos os inscritos terão direito a certificado de participação de 40 ou 60 horas/aula.

Coordcom.
com informações do DCE/UFPI

Evento: Letras promove seminário de iniciação para novos alunos

Data: 21 DE AGOSTO DE 2009

Acontece nesta sexta-feira (21) o Seminário de Iniciação ao Curso de Letras. O evento começa às 18h, no auditório Noé Mendes, no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí.

Com o início do período letivo, os ingressantes do segundo período de 2009 do curso de Licenciatura Plena em Letras-português noturno terão a oportunidade de conhecer a instituição e sua estrutura acadêmica.

O evento, sob supervisão dos professores Juliana Paz e Wellington Borges, respectivamente, coordenadora e sub-coordenador do curso de Letras, contará com a presença de alunos, representantes da administração da UFPI e professores do curso.

Na ocasião, os ingressantes conhecerão a estrutura curricular do curso, campo de trabalho do profissional de letras, sistemas disponíveis para discentes da instituição como iniciação científica e monitoria, além do funcionamento de centro e estágio curricular e extra-curricular.

FONTE: Coordenação do Curso de Letras

Evento: Abertura da Calourada Política debate os 30 anos de DCE

Data: 20 DE AGOSTO DE 2009

Evento promovido pelo Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Piauí, a 1ª Calourada Política, contou com debates e apresentações artísticas no Espaço Rosa dos Ventos, na última terça-feira (18). Na ocasião ex-diretores da entidade estiveram presentes para discutir os 30 anos de DCE Livre da UFPI.


Cerca de 250 alunos participaram da abertura do evento, que contou com a presença ex-membros do DCE na década de 80, como é o caso dos professores Fonseca Neto, do curso de História, Marlúcia Valéria, do curso de Serviço Social, além do jornalista Elivaldo Barbosa, do secretário de Comunicação do Estado, Wellington Soares e de José Carvalho, superintendente do DNOCS. Também participou da mesa da conferência Cássio Borges, coordenador de planejamento da atual gestão “Saudações A Quem Tem Coragem”.


Os conferencistas debateram sobre o histórico da entidade e a importância do movimento estudantil no Brasil e no Piauí, bem com da participação do DCE da UFPI nas diversas lutas travadas pelos estudantes. O encerramento da noite contou ainda com o show da banda Karranka.


“A entrada na universidade é um momento importante na vida de qualquer aluno, e o DCE-UFPI cumpre seu papel de levar ao calouro a mensagem política de luta que é característica do movimento estudantil. A presença de um número expressivo de participantes prova o sucesso do evento, que ainda terá mais dois dias de intensos debates em todos os centros da UFPI”, explica Fabrício Almeida, diretor de Comunicação da entidade.


O DCE Livre da UFPI recebeu esse título em 1979, quando deixou de ser vinculado diretamente à reitoria da universidade, passando a ser autônoma. Mais informações sobre a programação da 1ª Calourada Política no endereço eletrônico www.ufpi.br/dce.

Evento: Educação: Campi de Bom Jesus e Floriano apoiam qualificação

Data: 20 DE AGOSTO DE 2009

O campi de Bom Jesus e de Floriano apoiaram o curso de Qualificação em Educação Permanente para Atenção Básica, realizado a partir do convênio entre a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), e financiado pelo Fundo Nacional de Saúde.

Os campi disponibilizaram uma estrutura de grande centro ao proporcionar condições para o treinamento dos alunos com os seus tutores em grandes laboratórios de informática ligados à internet. Isto comprova a eficiência da UFPI em proporcionar a integração dos seus alunos com tecnologias de ponta.

Fonte: NESP

Evento: Inscrições abertas para a 3ª edição do Prêmio ODM Brasil

Data: 19 DE AGOSTO DE 2009

Estão abertas até o dia 2 de setembo as inscrições para a 3ª Edição do Prêmio ODM Brasil. Promovido pelo governo federal e coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pelo Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, o prêmio foi criado para incentivar ações, programas e projetos desenvolvidos por prefeituras, empresas e organizações da sociedade que contribuem para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

A exemplo das demais edições, as práticas inscritas serão avaliadas e selecionadas por técnicos e especialistas. Ao final do processo, as melhores iniciativas serão escolhidas e premiadas por um júri especial. As inscrições podem ser feitas aqui e pelos correios, aos cuidados da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, em Brasília, Distrito Federal, no endereço: SAIS – Área 02 – A  CEP: 70610-900. O regimento interno do Prêmio ODM, com calendário e relação de documentos pode ser obtido no site.

O Prêmio foi lançado em 2004 e já foram realizadas duas edições: em 2005 com 920 projetos inscritos e 27 premiados; e em 2008, quando foram 1062 projetos inscritos e 20 premiados.  O Prêmio ODM Brasil tem coordenação técnica do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA e da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP e parceria do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Petrobrás.

O que são os ODM

Os objetivos do milênio foram definidos durante reunião da Cúpula do Milênio, realizada em Nova Iorque em 2000, quando líderes de 189 nações oficializaram um pacto para tornar o mundo mais solidário e mais justo até 2015.

O sucesso deste compromisso será possível pela adoção de oito iniciativas, conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio:
1. Acabar com a extrema pobreza e a fome;
2. Educação básica de qualidade para todos.
3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres;
4. Reduzir a mortalidade infantil;
5. Melhorar a saúde das gestantes;
6. Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças;
7. Garantir a sustentabilidade ambiental;

8. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

Fonte: ODM Brasil

Evento: GT organiza Mostra Itinerância Vídeobrasil

Data: 14 DE AGOSTO DE 2009

O Grupo Diagonal e o GT História, Cultura e Subjetividade, coordenado pelo professor Edwar Castelo Branco, em parceria com a Fundação Cultural Monsenhor Chaves, realizam, através do SESC-SP e da Associação Cultural Videobrasil a mostra Itinerância Vídeobrasil 2008-2009.

O evento, que acontecerá nos dias 19 e 20 deste mês, reúne trabalhos dos artistas premiados no 16º Festival Internacional de Arte Eletrônica SESC Videobrasil (São Paulo, 2007). As sessões, com entrada franca, ocorrem na Casa da Cultura, a partir das 18h.

Documentário, vídeo-dança, intervenção urbana e videoarte são algumas das linguagens apresentadas nas obras da Itinerância Videobrasil, o programa reúne vídeos realizados nos últimos dois anos na América do Sul, Europa, África, Oriente Médio e Oceania por artistas emergentes ou de trajetória consolidada, como Maurício Dias e Walter Riedweg, Eustáquio Neves e Caetano Dias.

Divididas em dois programas, as obras exemplificam as estratégias que envolvem a linguagem audiovisual na arte contemporânea, como a reinvenção do documentário, a incorporação da imagem-registro nas intervenções urbanas e o recurso do videoensaio na abordagem das transformações sociais e pessoais.

Centro Internacional de referência no campo da arte eletrônica, a Associação Cultura Videobrasil foi criada em 1991 para dar corpo ao trabalho de fomentar, difundir e mapear a produção de sul geopolítico do mundo, trabalho iniciado na década de 80, quase dez anos antes, pelo Festival Internacional de Arte Eletrônica SESC_Videobrasil. Por meio de festivais, mostras, publicações, encontros e seminários, a Associação trabalha para aproximar a arte do sul dos circuitos principais e para alimentar uma teia de conexões que estimulem a reflexão sobre as práticas artísticas contemporâneas e o intercâmbio entre artistas, pesquisadores e público.

Além da Itinerância Vídeobrasil, será lançado no evento o regulamento da II Mostra Diagonal, um evento voltado para a livre exibição de vídeos como um meio de democratizar o audiovisual em Teresina. A mostra não possuir caráter seletivo, e busca mapear as obras produzidas no eixo nacional, incentivando os produtores locais a exibirem seus vídeos e manter um diálogo mais aberto com o cenário videoartístico brasileiro, bem como o lançamento do site “Olhar do Vídeo”. A conferência de abertura será com Durvalino Couto apresentando o bate-papo “Quente é Filmar”.

“Desde 2007 estamos trabalhando na produção de mostras de cinema e vídeo em Teresina juntamente com o GT História, Cultura e Subjetividade na UFPI, pois a produção na cidade, apesar das limitações estruturais ainda existentes, é uma realidade que devemos valorizar e estimular para que seja possível construir uma platéia sólida para consumir, debater e freqüentar os espaços audiovisuais em construção em Teresina seja pelos cineclubes ou iniciativas institucionais. Precisamos construir a cena local, e para isso o público é fundamental, que vem abraçando a idéia e participando tanto como produtor e espectador”. – relata Aristides Oliveira, que juntamente com Roniel Sampaio e Meire Fernandes compõe o Grupo Diagonal.

COLETIVO DIAGONAL

O Coletivo Diagonal surgiu em 2007 a partir da união de estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) interessados em cinema, fotografia e artes plásticas. Inicialmente formado por Meire Fernandes, Aristides Oliveira e Pablo Marquinho. Pesquisas em cinema e fotografia no âmbito universitário foram sendo desenvolvidas quando sentiram a necessidade de divulgação do material coletado, o que resultou (em parceria com o GT-História, Cultura e Subjetividade e o NUPEAC) na elaboração daI Mostra de Cinema Marginal em novembro de 2007 . O grupo toma fôlego em 2008 com a I Mostra A Diagonal Não Ofende Ninguém [fev. 2008] e o conjunto de mostras nacionais entre agosto e outubro (Mostra Glauber Rocha [ago/2008], Mostra Zé do Caixão [set/2008] e Mostra Arnaldo Jabor [outubro/2008]), momento em que o integrante Roniel Sampaio entra no grupo e trabalha como um dos organizadores deste coletivo.


Já em 2009, o grupo (atualmente formado por Meire Fernandes, Aristides Oliveira e Roniel Sampaio) reforça novas parcerias, como o Festival do Minuto (SP) que, em março traz a junto com a Diagonal oFestival Internacional World One Minutes e a Mostra Ser Nordestino e tem como evento mais recente a Itinerância Videobrasil em parceria com SESC-SP.

O grupo tem como objetivo divulgar, compartilhar e ampliar a produção fotográfico-audiovisual em Teresina no esforço de dar ao público mais opções culturais, estimulando a produção local em integração com o eixo nacional.

Evento: Mestrado em Políticas Públicas realiza mesa redonda

Data: 14 DE AGOSTO DE 2009

O Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí realiza, na próxima segunda-feira (17), a mesa redonda Campesina, Trabalho e Migrações Temporárias. O evento terá início às 17 horas, no auditório Noé Mendes, do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL).

Coordenada pela professora Maria Dione Carvalho, a mesa redonda contará com a participação do professor Marcelo Carneiro (UFMA), da superintendente regional do Trabalho, Paula Mazullo, do mestre em políticas públicas, Francisco Frazão e do mestrando Teodório Rogério Júnior.

Os participantes discutirão temas como Migrações Temporárias e redes sociais no Maranhão; Precarização do trabalho e migrações; Campesina, Pronaf e migrações temporárias no Piauí; e Campesina piauiense, trabalho temporário e adoecimento.

Mais informações: (86) 3215-5808.

Coordcom.

Evento: Inscrições abertas: Encontro de Pesquisadores em Linguagem

Data: 14 DE AGOSTO DE 2009

Teresina recebe entre os dias 1 e 4 de setembro pesquisadores de todo o país com uma intenção: promover discussões significativas sobre o ensino da língua materna e de línguas estrangeiras no Brasil. É que nesta data acontece o IV Encontro de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino (ECLAE).

O evento é uma realização do Grupo de Estudos Lingüísticos do Nordeste (GELNE) e acontecerá no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) da Universidade Federal do Piauí. Os interessados tem até o dia 30 de agosto para efetuar inscrição, entretanto, existem vagas apenas para participantes como ouvintes (sem apresentação de trabalho científico) e para participação em minicursos.

Na programação do IV ECLAE constam palestras, conferências, mesas redondas, sessões temáticas, relatos de experiências e sessões de pôsteres. Como convidados, estarão presentes grandes nomes da pesquisa em linguagem no Brasil, tal como: Prof.ª Dra. Stella Bortoni da UnB, Prof.ª Dra. Bernadete Abaurre da Unicamp, Prof.ª Dra. Vera Lúcia Menezes da UFMG, Prof.º Dr. Carlos Alberto Faraco da UFPR, entre outros.  

Os valores de inscrição para sócios são de R$ 60 (para estudantes de graduação), R$ 75 (professores de ensino médio e fundamental e estudantes de pós-graduação) e R$ 150 (professores do 3º grau). Para os não sócios da GELNE o valor fica em R$ 180. Na taxa de inscrição não está incluso a participação em minicursos, então os interessados deverão pagar R$ 30 para freqüentar um minicurso ou  R$ 50 para a participação efetiva em dois minicursos.

Mais informações podem ser obtidas através do site www.gelne.org.br, pelo telefone 3237-2253, através do e-mail eclae@gelne.org.br ou ainda na secretaria do GELNE que está localizada no CCHL, sala de professor nº.43.

Fonte: ECLAE

Evento: Piauí será sede do I Fórum Ibero-Americano de Direito

Data: 14 DE AGOSTO DE 2009

Teresina receberá o I Fórum Ibero-Americano de Direito, evento de cunho científico e cultural cujo objetivo é criar vínculos permanentes entre a comunidade jurídica de língua espanhola e o Brasil, principalmente o Piauí, que hoje conta com pelo menos 20 cursos de graduação em Direito, distribuídos em instituições públicas e privadas. O evento acontecerá nos dias 11 a 13 de novembro de 2009, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Secção Piauí.

O I Fórum Ibero-Americano de Direito terá a presença de cientistas brasileiros, espanhóis e portugueses de várias áreas do mundo jurídico. O tema central será “As promessas não cumpridas em 1789 e os desafios para o 3° Milênio”.

Além da OAB, várias instituições estão envolvidas diretamente no evento, entre elas a Universidade de Salamanca e de Saragoza, ambas na Espanha, a Universidade Coimbra, em Portugal, a Universidade Federal do Piauí – UFPI, a Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, e o Núcleo de Pesquisa e Estudos da Justiça – NUPEJ. O Fórum tem na sua comissão organizadora alguns advogados, como Efrén Paulo de Sá Lima, que está concluindo o curso de doutorado na Espanha, país que conta com as universidades mais tradicionais de direito do mundo, como a de Salamanca, que é a segunda universidade mais antiga do continente europeu.

Entre os nomes já confirmados estão o do respeitado Prof. Dr. João Maurício Adeodato, da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, que fará a conferência inaugural no dia 11 de novembro, tratando sobre o tema principal do evento: as promessas não cumpridas da Revolução Francesa: Liberdade, Igualdade e Fraternidade; a Profª Drª María Jose Beneitez, da Universidade de Saragoza; o Prof. Dr. Pinto Monteiro, da Universidade de Coimbra.

Esse evento além de inserir o Piauí no circuito de grandes conferências internacionais, também, fomentará outras áreas, consolidando o Estado, especialmente Teresina, como um pólo de grandes eventos, afinal, paralelo aos debates nas conferências e mini-cursos, será realizada um grande feira de negócios da área jurídica e afins, movimentando ainda mais o evento, que terá como público-alvo professores, advogados, estudantes e pesquisadores.  

Evento: Reunião na UFPI debate reativação da ABES-PI

Data: 13 DE AGOSTO DE 2009

Continua a mobilização para a reabertura da seção piauiense da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES). O Diretor da ABES Nordeste, Álvaro Meneses, esteve reunido com representantes de diferentes entidades na Universidade Federal do Piauí. Na ocasião foi formada uma comissão de reativação, a ser presidida pelo professor de Engenharia Civil da UFPI, Carlos Ernando.

Durante a reunião, o Diretor da Região Nordeste fez uma apresentação sobre a nova proposta de atuação da ABES, com exposição do planejamento estratégico, do código de ética e do plano de ação para as seções do Nordeste. Álvaro Meneses fez também uma exposição, especificamente sobre o 25º Congresso Brasileiro.

 “Foi gratificante observar que, além dos presentes, alguns que não puderam comparecer enviaram mensagens de que estão dispostos a colaborar. No dia da reunião, já houve o registro de um sócio novo”, disse Álvaro. “Ter uma seção da ABES no Piauí, com um grupo tão qualificado e experiente, é uma oportunidade muito valiosa de se poder induzir o debate em torno de temas importantes e atuais”, completou.

Além do presidente Carlos Ernando, a comissão piauiense terá o também professor Cleto Augusto Baratta Monteiro como vice, Márcio Antonio S. Rocha Freitas como secretário e Rogério Márcio Martins Drumond como tesoureiro.

Participaram de reunião com Lourinaldo Vieira da Costa Braz, do Conselho Regional de Química; Cleto Baratta, professor de Meio Ambiente do curso de Engenharia Civil da UFPI; Márcio Freitas, professor de Direito Ambiental da Uespi – Universidade Estadual do Piauí; e Milcíades Gadelha, diretor de Recursos Hídricos da Semar – Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídrico.

Veja o boletim informativo da ABES.

Coordcom.
Com informações da ABES
publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, (86)3215-5525, Fax (86)3215-5526, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.