Brasil Brasil Brasil

Evento: Café Filosófico debateu transplante de órgãos e clonagem

Local:

Data: 30/05/2009

O Café Filosófico desta última sexta-feira (29), que aconteceuu no auditório do CENAJUS, às 18h, abordou o tema "Vida e Transplante de órgãos: possibilidades do corpo, intrasposições da alma". O projeto visa promover debates, palestras, conferências, pesquisas, apresentações artísticas e mostra de trabalhos em diversas áreas do conhecimento.

O encontro contou com a participação do Doutor em Filosofia pela UNICAMP, Jorge Adriano Lubenow, professor colaborador do MEE. "Vou abordar, especificamente, a clonagem humana a partir de argumentos do filósofo alemão Jürgen Habermas, demonstrando e levantando questões sobre os limites morais do avanço da medicina reprodutiva", afirmou Jorge Adriano. Segundo ele, a primeira parte do debate vai fundamentar outra discussão, acerca da natureza humana.

O Café Filosófico começou a ser realizado em 2006, mas foi interrompido no mesmo ano. A intenção dos coordenadores é que esse primeiro encontro de 2009 reabra a série e aconteça semanalmente, no Auditório do Centro de Ciências Humanas e Letras ou no CENAJUS.

O público-alvo do Café Filosófico são estudantes e profissionais que se interessem em debater temas relacionados ao cotidiano, a partir do crivo da filosofia. "Nossa intenção com o Café é realizar uma atividade extracurricular que mostre como a Filosofia pode ser importante para a vida, não apenas no âmbito acadêmico", explica o professor do Departamento de Filosofia, José Renato de Sousa, que juntamente com o professor Helder Buenos Aires de Carvalho, coordena o projeto.

O Café Filosófico tem o apoio do Núcleo de Estudos sobre o Ensino de Filosofia - NEFI e do MEE.

mais eventos

Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br