LABENF / SIMENF (Página 2)
LABORATÓRIO SIMENF E ESTRATÉGIA DE SIMULAÇÃO
O laboratório de Simulação de Práticas Clínicas de Enfermagem (SIMENF) criado por meio da resolução CEPEX n. 129/11 é vinculado a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e ao Departamento de Enfermagem do Centro de Ciência da Saúde do campus “Ministro Petrônio Portela”. A mesma define no capítulo II, parágrafo único que simulação é uma técnica de ensino que utiliza tecnologia para desenvolver atividades, que reproduzem a realidade do ambiente clínico e destinam-se a demonstrar procedimentos, exercitar tomada de decisões e desenvolver pensamento crítico por meio de práticas, desenvolvendo papéis de profissionais em saúde, utilizando vídeos interativos e manequins, de forma que a simulação pode ocorrer nos três níveis de complexidade da atuação de técnicas e práticas de enfermagem, a saber: baixa, média e avançada complexidade.
A resolução citada divide-se em cinco capítulos, a saber: das disposições gerais; da organização; direitos e deveres; do funcionamento (seções: das normas; da operacionalização; da limpeza e manutenção das peças) do regime disciplinar e das disposições finais e transitórias.
O art.4 do inciso I ao VIII estabelece como objetivos do laboratório SIMENF: atender todas as disciplinas profissionais do Curso de Graduação de Enfermagem possibilitando práticas de ensino, pesquisa e extensão previstas no Projeto Pedagógico; integrar as bases curriculares permitindo a iniciação no ensino tecnológico de enfermagem pela modalidade de simulação de práticas assistenciais clínicas; favorecer habilidades comunicativas, psicomotoras, destreza manual, raciocínio clínico e atitudinais aos discentes de graduação e pós-graduação de enfermagem por simulações de práticas clínicas reais que antecedem o contato discente-paciente e discente-equipe de saúde; minimizar iatrogênias advindas da prática assistencial ao paciente, família e comunidade nos diversos contextos de atuação da Enfermagem; fomentar a produção científica, a criação de grupos de pesquisas e de estudo, a execução de trabalhos multidisciplinares nos diferentes contextos clínicos de enfermagem, permitindo o desenvolvimento de pesquisa em graduação e pós-graduação; gerar no discente de graduação e pós-graduação em enfermagem, confiança e segurança na assistência integral de enfermagem coerente com as necessidades dos pacientes, família e comunidade; favorecer a realização de procedimentos diagnósticos, terapêuticos invasivos e complexos de enfermagem; promover atitudes éticas e valores como o respeito ao paciente na execução da assistência de enfermagem.
Em dezembro de 2009 o Departamento de Enfermagem adquiriu modernos equipamentos de simualção de práticas clínicas de média e avançada complexidade, exigindo treinamento dos docentes com estimulo ao ensino, pesquisa e extensão para uso eficiente e eficaz dos referidos equipamentos e adequação da infraestrutura com vistas a operacionalização do SIMENF. O Laboratório é constituído de um laboratório de simulação de enfermaria, um laboratório de simulação avançada, contendo: uma sala de controle, uma sala de simulador avançado, uma sala de avaliação e desempenho, um laboratório de habilidades múltiplas e uma sala de estoque. Todos os espaços têm fins de atividades que contemplem a princípio o corpo docente e discente de enfermagem e saúde conforme disposições da resolução CEPEX n. 129/11.
Ressalta-se que os equipamentos previstos para compor os laboratórios do Centro SIMENF envolvem o ser humano em todas as etapas do ciclo vital: recem nascido, criança, adulto feminino e masculino, gestante e idoso, bem como equipamentos modernos de investigação diagnóstica simulada, equipamentos e acessórios modernos como cama para parto humanizado, cama motorizada, incubadoras e equipamentos avaçados de imagem e audio.
© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525,
comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.