Brasil Brasil Brasil

LABENF / SIMENF (Página 1)

LABORATÓRIOS DE ENFERMAGEM

O ensino em enfermagem tem como característica básica apreender como cuidar do ser humano. Apreender como cuidar depende de experienciar situações vivenciadas no cotidiano do mundo tecnológico da saúde, buscando a articulação ensino ­aprendizagem da teoria e da prática. Esse mundo tecnológico engloba o ser humano, a técnica e o uso de máquinas, aparelhos e equipamentos para cuidar e promover a saúde.

No cenário ensino-aprendizagem para o cuidar em enfermagem, o aluno desenvolve suas capacidades e habilidades biopsicosociais, aperfeiçoando-o para a atuação profissional livre de risco, e com tomada de decisão acurada. Neste contexto. é importante a criação de um espaço físico que estabeleça o ensino teórico prático para o cuidar, onde a aluna treina, exercita e contata com as práticas de enfermagem.

LABENF

O laboratório de enfermagem - LABENF objetiva capacitar a(o) aluna(o) no processo de assimilação da tecnologia do cuidar do ser humano, contemplando os procedimentos que são realizados nas áreas do cuidado clínico, tanto ambulatorial como hospitalar. Possibilita a revisão das técnicas para o aprimoramento de suas habilidades em laboratório de enfermagem, antes de entrar em campo, ou seja, a(o) aluna(o) aprende como cuidar em situações semelhantes às reais, diminuindo os riscos decorrentes do cuidar.

O laboratório se constitui de uma réplica da situação real que será vivenciada na prática pelos educandos, condições essas que permitem o treinamento, estimulando a participação do aluno em grupo, a troca de experiência e a livre expressão de sentimentos, além daquelas que garantem oportunidades de treino pratico e aquisição de habilidades.            ­

      O laboratório é instalado em uma área de 8m2 com ambientes diferenciados equipados com materiais próprios para o cuidar:

. SALA 1 ambiente 1: com unidades do paciente (camas hospitalares e móveis auxiliares), manequim de tamanho adulto e criança. RN.

. SALA 1 ambiente 2: balcão para preparo de substâncias e medicamentos, armários e pia.

. SALA 1 ambiente 3: equipamentos áudio visuais, mesa e cadeira para professor e carteiras escolares para alunos.

. SALA 2: armário e mesa para instrumentação cirúrgica, armário unidade do paciente e material para o parto.

SALA 3 balcão para preparo de multimisturas, fogão, pia, armários e material de consumo.

O LABENF também é espaço para treinamentos e atividades educativas destinadas a clientelas diferenciadas. Através de projetos de extensão à comunidade. Os alunos de enfermagem podem utilizar o LABENF fora do horário de aulas, sem a presença do professor, de acordo com cronograma prévio e sob o acompanhamento de monitores e funcionários responsáveis. É fundamental que todos os usuários zelem por todos os recursos ali oferecidos e respeitem as orientações básicas de sua utilização (uso de jaleco, cronograma, cuidados com materiais, entre outros).

 Próxima Página >

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.