Ministério da Educação

Notícias

Encontro de Físicos do Norte-Nordeste mostra como fazer Física na prática

Encontro de Físicos do Norte-Nordeste mostra como fazer Física na prática

13/11/2010 06:33

Termina nesta quinta-feira (11) as Atividades de Pesquisa do XXVIII Encontro de Físicos do Norte-Nordeste, que aconteceram no Rio Poty Hotel, com a realização de 8 palestras plenárias, 8 palestras paralelas, 15 palestras temáticas, e a participação de 600 inscritos na apresentação de pôsteres e comunicações orais. Na última terça-feira (09), finalizaram-se as Atividades de Ensino do Encontro, realizadas no campus da UFPI. O evento contou com 250 inscritos de vários estados, além de convidados ilustres que ministraram palestras, oficinas e mini-cursos acerca das atividades de ensino e pesquisa na área da Física.

Dentre as oficinas que fizeram parte da programação do último dia das Atividades de Ensino está a do Prof. Dr. Eduardo Campos Valadares, da UFMG, que ministrou as oficinas "Projetos de Física com foco em inovação" e "Aerodescobertas (experimentos de aerodinâmica)". Os inscritos participaram de forma prática, realizando experimentações e criando ou recriando objetos com base nas teorias da Física.

O professor Eduardo, juntamente com os alunos, realizaram experiências como a do filme de sabão gigante, uma película criada através de uma solução de água, sabão e glicerina. "O papel do sabão é tornar a água mais "elástica" e a glicerina mantém a solução viscosa. Você pode experimentar fenômenos como atravessar objetos pelo filme sem rompê-lo", diz.

Uma das curiosas experiências foi recriar uma ponte sustentada por cabos, tendo como inspiração a Ponte Estaiada de Teresina. O professor Eduardo conta que a idéia do experimento é comprovar o princípio da distribuição de forças, já que a ponte foi estruturada para que o peso seja distribuído pelos cabos e mantenha a ponte firme, ou seja, "a idéia é mostrar a importância dos cabos de sustentação das pontes".

Entre os vários tipos de experimentos que também foram montados, está um protótipo de foguete, feito com o intuito de testar a sua aerodinâmica, outro objeto capaz de transformar força elástica em energia mecânica, além de uma improvisada cabana de papel sustentada aerodinamicamente. "O ar incha a cabana e o fluxo de ar a mantém de pé. Ela possui o mesmo conceito dos bonecos de ar que ficam nos postos de gasolina. É uma cabana onde você não pode chutar o pau da barraca, porque ela não tem paus", brinca Eduardo.

Para o estudante de Física do Instituto Federal de Picos, Éder Jânio Gomes, a participação na oficina e, consequentemente, no evento, foi uma excelente oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos e fazer a verificação dos experimentos, a fim de comprovar a veracidade das teorias aplicadas na construção dos inventos. "Além da busca pela experiência, o encontro proporcionou a socialização do conhecimento como um todo, mostrando que a Física está em todas as partes do nosso dia-a-dia", revela.

 

 

Fonte: Assessoria de comunicação da UFPI

mais notícias

FINEP FINEP FINEP FINEP FINEP FINEP FINEP FINEP FINEP

© 2009, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
CEP: 64049-550 - depfisica@ufpi.edu.br - Todos os direitos reservados.