Brasil Brasil Brasil

Coordenação do Curso de Farmácia

      Curso: Farmácia      
      Coordenador(a): Prof. MSc. Leonardo Ferreira Soares      
      Sub-Coordenador(a): Prof. José Vieira de Sousa Filho      
           
      Histórico

No Brasil, como em todas as demais partes do mundo, a Farmácia iniciou-se nas Faculdades de Medicina. Por muito tempo, foi facultado ao médico o exercício da Farmácia, bastando para isso uma prova de qualificação na matéria manipulação galênica.

A criação dos cursos de Farmácia no Brasil foi conseqüência da Lei n°. 520 de 03 de outubro de 1832, da Regência, em nome do Imperador D. Pedro II, que os instalou para funcionar nas Faculdades de Medicina da Bahia e do Rio de Janeiro. Em 1839 surgiu a primeira escola para o ensino exclusivo da profissão farmacêutica, quando o governo provincial de Minas Gerais criou a Escola de Farmácia de Ouro Preto.

No Estado do Piauí a história do ensino farmacêutico é recente, data de 1992, até então, os profissionais que aqui exerciam as atividades farmacêuticas eram formados e oriundos de outros estados e ou regiões, trazendo consigo o perfil do profissional voltado para realidade da região formadora.

A criação do curso de Farmácia na Universidade Federal do Piauí vem atender a antigas reivindicações formuladas pelo CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA (CFF), CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO PIAUÍ (CRF/PI) e pela Secretaria de Saúde do Estado do Piauí, para atender a carência de forma competente, o espaço destinado ao Farmacêutico no quadro de Saúde Pública e Privada no Estado.

Assim, o ensino farmacêutico Estado do Piauí iniciou com a criação do curso, instituída pela Resolução n°. 015/92 de 02/10/1992, do conselho universitário da Universidade Federal do Piauí, que criou um Curso de Farmácia com a modalidade-Farmacêutica (Habilitação: Farmacêutico) com duração mínima de quatro anos, 08 períodos letivos e a modalidade Farmacêutico-Bioquímico (Habilitação: Farmacêutico-Bioquímico, opção Análises Clínicas); sendo que a última, com duração de mais 3 (três) períodos letivos (9º; 10º e 11º períodos).

O reconhecimento do curso foi concedido pela Portaria Nº. 2.127 de Outubro de 2001 e retificada pela Portaria Nº. 1.419 de Maio de 2002.

De acordo com o atual currículo, o Curso de Farmácia da Universidade Federal do Piauí oferece duas habilitações: Farmacêutico com duração de quatro anos e Farmacêutico Bioquímico Analista Clínico com duração de um ano e meio. É obrigatória a colação de grau para todos os alunos que concluam a habilitação Farmacêutica, após a colação terão o reingresso na habilitação Farmacêutico Bioquímico Analista Clínico.
     
           
      Localização: Bloco SG-12 / UFPI - Campus Min. Petrônio Portela / Ininga - Teresina - PI      
      Telefone: (86) 3215-5870      
      E-mail: farmacia@ufpi.br

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.