Brasil Brasil Brasil

Coordenação do Curso de Enfermagem

Curso: Enfermagem      
      Coordenador(a): Lucimar Ramos Ribeiro Gonçalves      
      Sub-Coordenador(a): Francinete Paula Silva Dantas Avelino      
           
      Histórico

O Curso de Enfermagem – Bacharelado da Universidade Federal do Piauí (UFPI) teve seu primeiro vestibular em janeiro de 1973 e a autorização para seu funcionamento ocorreu em 1974, por meio do ato da Reitoria n.º 198/74. Em 1978, o referido curso foi reconhecido pelo Ministério da Educação, através do Parecer 2.137/1978, do Conselho Federal de Educação.

A partir de 1994, com o advento do Parecer N.º 314, o Curso de Enfermagem da UFPI reformou o seu currículo, extinguiu as habilitações e ampliou o estágio curricular para dois semestres letivos de duração, totalizando 3.600 horas. Além disso, a Resolução 004/94 – UFPI eliminou o ciclo básico de todos os cursos de Graduação da UFPI.

Como decorrência da nova Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB (Lei 9.394/96) e em atendimento a Portaria 1721/94 do Conselho Federal de Educação, a partir de agosto de 1997, foi implementada a nova proposta curricular (currículo 1020-03) com duração mínima de 04 (quatro) anos e meio, ou nove semestres letivos, e carga horária total de 3.780 horas-aula.

A partir da década 90 houve grande impulso na qualificação do corpo docente e ainda foram criados cursos de especialização “lato senso” nas diversas áreas da Enfermagem. Em 1997, houve uma crescente e notória produção de conhecimento através da construção de trabalhos de conclusão de curso (TCC) e monográficos. E como fruto dessas atividades várias pesquisas têm sido apresentadas em eventos científicos nacionais regionais e locais, publicadas em periódicos de renome nacional.

O Curso de Enfermagem conta atualmente com 10 doutoras em Enfermagem e 12 mestres efetivas, além de 15 professoras substitutas e 06 enfermeiras que colaboram na prática profissional.

Com as novas mudanças das Diretrizes Curriculares foi realizado o 1º Projeto Político Pedagógico (PPP) através da Resolução 227/06, implantado no 1º período de 2007. O PPP é de suma importância para sustentar a formação profissional e está fundamentado nos princípios da equidade, da integralidade, da gestão democrática, da formação do educando respeitando a liberdade e valorizando os atores sociais desse processo. Na área de Extensão o Curso de Enfermagem tem se destacado no desenvolvimento de relevantes projetos.

O Programa de Pós-Graduação Mestrado em Enfermagem aprovado pela CAPES, teve inicio em março de 2007 com 16 mestrandas. Neste período está sendo criado o Doutorado Interinstitucional (DINTER) através do intercambio cientifico entre o UFPI/UFPB e a Escola de Ribeirão Preto – USP, significando mais uma contribuição para a enfermagem Piauiense.
O Curso de Enfermagem da UFPI durante a sua trajetória tem trabalhado com vigor pela Enfermagem Piauiense e vem contribuindo para o desenvolvimento dos serviços de saúde no Estado do Piauí e por mais de duas décadas foi o único Curso de Enfermagem no Estado, tendo contribuído para a formação do quadro de enfermeiras e conseqüentemente de recursos humanos especializados para área da saúde.

 
     
           
      Localização: Bloco SG-12 / UFPI - Campus Min. Petrônio Portela / Ininga - Teresina - PI      
      Telefone: (86) 3215-5881      
      E-mail: coordenf@ufpi.br

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.