Brasil Brasil Brasil

Notícias

Feira de Base Agroecológica-Cultural da UFPI celebra ano de eventos

21/05/2018 08:43

feira.jpg

Na manhã desta sexta-feira (18), aconteceu a 28ª edição da Feira de Base Agroecológica-Cultural, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que hoje completa um ano de funcionamento. Em comemoração à data, o projeto do programa de extensão Sementes de Cultura, coordenado pela Profa. Dra. Valéria Silva, trouxe uma programação especial para a UFPI e comunidade teresinense.

Agricultura, artesanato e atrações culturais enlaçam o público que visita o Espaço Rosa dos Ventos, quinzenalmente, durante a feira. Artistas, estudantes, grupos de técnicos, professores, bolsistas e agricultores regionais integram o evento de caráter não apenas comecial, mas cultural e social de produção de alimentos orgânicos, ou seja, produzidos de forma sustentável e livre de agrotóxicos.

O Reitor, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, conta que o Sementes de Cultura tem contribuído para a valorização dos elementos culturais de Teresina e representa oportunidade para assistência à população agricultora na área de pesquisa e aplicabilidade de conhecimentos. "Esse é um dos papéis da universidade, interagir com a comunidade, dar retorno de conhecimento, trazer a comunidade para dentro das instalações e tornar a universidade de todos", explica.

profa valeria e reitor.jpg

Profa. Dra. Valéria Silva, coordenadora do Sementes Cultura e o Reitor, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

Segundo a Profa. Valéria Silva, o Sementes de Cultura é um grande projeto de extenção que reúne cinco outros, sendo um desses a feira, lugar de encontros culturais, rurais-urbanos e trocas de experiências. "Temos a assistência técnica à comunidade, o projeto de desidratação de alimentos, de cultura, que é o Palco de Emoções, o EIV que é o estágio interdisciplinar de vivência das universidades federais e o base agroecológica da UFPI. É uma junção de esforços de alunos e docentes da Universidade Federal para prestar esse serviço à comunidade", esclarece.

feira 2.jpg

Produtores de hortaliças e leguminosas aproveitam o evento para fidelizar novos clientes, como é o caso da agricultora Teresinha Pereira, a Tetê. "Nós plantamos de tudo, alface, couve, rúcula, trazemos e vendemos. Já temos clientes certos, que já sabem que estamos aqui", revela. A pedagoga Soraia Tabatinga veio pela primeira vez à feira, a convite de um familiar e promete voltar na próxima edição. "Achei a proposta interessante, porque sempre foi importante comermos bem. Acredito que não adianta se preocupar com academia, estética, sem se importar com o que você come. Estou fascinada pela feira".

teresina tete.jpg

Teresinha Pereira (Tetê), agricultora

Nesta manhã foi realizada uma grande festa, com sorteio, comes e bebes e a presença da Orquestra da UFPI no Palco das Emoções para celebrar o ano de atividades. A cada 15 dias a feira retorna à UFPI com alimentos orgânicos, artesanato e eventos culturais. 

festa 24.jpg

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.