Brasil Brasil Brasil

Notícias

Tela Sociológica exibe filme "Não Matarás" no dia 02 de março

26/02/2018 15:47

O Projeto Tela Sociológica exibe no dia 02 de março, às 16h, na sala de vídeo II do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL/UFPI), o filme "Não Matarás" (POLÔNIA,1988). O exercício da advocacia é um dos temas tratados por Krzysztof Kieslowski no filme. Apresentado como um “advogado idealista”, um dos seus personagens fornece conteúdo para uma reflexão sobre os dilemas morais, éticos e humanísticos de quem escolhe a advocacia. É a ótica de um cineasta a ser vista em conjunto com outras lentes, em especial as dos advogados que, ex cathedra, conhecem por dentro as principais questões que desassossegam a quem escolhe advogar. Na promoção de um amplo debate sobre as suas práticas cotidianas, a obra cinematográfica antes citada poderia ser usada como elemento disparador para o início das reflexões.

Segundo os organizadores do Projeto Tela Sociológica, o curso de Direito, inserido no espaço universitário de um Centro de Ciências Humanas e Letras, ganha em densidade com um singular recurso humanístico na educação jurídica. Aprender o ofício jurídico através do Cinema é um dos objetivos traçados pelo educador aberto a saberes diversos para além do campo no qual é especialista. Empreendimento exigente que requer uma fundamentação teórico-metodológica para o uso de outros textos, oriundos de outros campos cognitivos. A referência é o texto fílmico como mais uma fonte de leitura a ser usada na formação profissional. Rompendo com as barreiras disciplinares, é proposta uma prática dialogal entre diferentes matrizes textuais. Cada uma delas lança um olhar específico sobre o tema a ser focalizado. 

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.