Brasil Brasil Brasil

Notícias

Tela Sociológica no Outubro Rosa exibirá nesta sexta-feira o filme Ma Ma

24/10/2017 18:22

O Projeto Tela Sociológica realizará na próxima sexta-feira (27),16 horas na sala  de vídeo  II (CCHL/UFPI) a exibição do longa-metragem “Ma Ma.  A vida apronta as suas delícias e dores. No meio de um tempo tempestuoso rebenta uma deliciosa surpresa. Ais dolorosos abrem brecha para os gozosos. Magda tem o que contar sobre os altos e baixos das nossas estações existenciais. Uma história exemplar das perdas e ganhos nossos de cada dia. Ela é a estrela de MA MA, filme escrito e dirigido por Julio Medem.

Obra cinematográfica com dedicatória: “Para elas”. MA MA é um título polissêmico para falar de uma mulher que desenvolve um câncer de mama e engravida durante o processo terapêutico. O rebento em gestação é fruto do seu relacionamento com Arturo, um homem que cruza o seu caminho no contexto da sua vivência patológica. O amante que juntamente com Dani, seu filho da relação com o ex-marido, formarão com ela o trio afetivo de onde ela encontrará suporte para continuar produzindo os seus sentidos e seguir em frente em uma travessia de riscos e vulnerabilidades. A perspectiva da maternidade, em um particular momento pessoal de incertezas, impulsiona a vontade de continuar viva para ver a criatura gerada.

Magda, das entranhas de uma enfermidade em estágio 4 avançado e em metástase, mantém o seu pulso desejante. Segue em frente na conjugação do verbo querer: “Eu quero uma menina. E mais uma coisa. Eu quero viver para ver o rostinho dela. Eu não estou pedindo muito, não é? Então, eu direi adeus a este mundo. Sairei em grande estilo”. A enfermidade concederá os nove meses de que Magda necessita para parir o ser que está nas suas entranhas? Na dúvida, ela resolve deixar gravada uma mensagem para a sua filha. A sua vontade de ter uma menina foi satisfeita. No conteúdo da fala registrada a maternidade vem prenhe de significações. Entre os significados, o de uma gestação com potencialidades terapêuticas. É a subjetivação de uma mãe que resiste na turbulência do seu singular estado existencial:

Tela Sociológica

A Tela Sociológica é um projeto de exibição de filmes criado em 2001 pelo Prof. Dr. Francisco Júnior, do Departamento de Ciências Sociais. O projeto surgiu da paixão que o professor tem pelo cinema e é utilizado como método didático e pedagógico complementar às aulas. As sessões acontecem quinzenalmente, nas salas de vídeo do CCHL, da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.