Brasil Brasil Brasil

Notícias

II Coloquio do ÌFARADÁ

29/08/2017 14:26

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do ÌFARADÁ, núcleo de pesquisa sobre africanidades e afrodescendência da UFPI, Departamento de Fundamentos da Educação, Centro de Ciências da Educação (CCE), Centro de Educação Aberta e a Distância, Centro de Ciências Humanas e Letras e da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN), promoverá o II COLOQUIO DO ÌFARADÁ: Africanidades e afrodescendencia nas produções de saberes na UFPI.

O I COLOQUIO DO ÌFARADÁ com a temática Africanidades e afrodescendencia aconteceu em novembro de 2012. O II COLOQUIO DO ÌFARADÁ ocorrerá nos dias 04 a 6 de setembro com atividades no CCE. O evento tem o objetivo de produzir diálogos sobre Educação para as relações étnico-raciais e sobre a História e Cultura africana, afrobrasileira e afropiauiense por intermédio da divulgação da produção acadêmica e científica de pesquisas realizadas na referida área por pesquisadores(as) e colaboradores(as) do ÌFARADÁ em comemoração ao Dia Estadual da Consciência Negra.

As inscrições serão gratuitas e são voltadas à comunidade acadêmica do ensino presencial e a distância e aos demais interessados na temática. 

Segundo a Profa Dra Ana Beatriz Sousa Gomes, uma das organizadoras do evento, o grupo de pesquisadores e pesquisadoras do ÌFARADÁ (em Iorubá, língua africana, significa resistência pelo conhecimento), fundado em novembro do ano de 1995, traz ao público uma amostragem da produção acadêmica e científica de alguns dos nossos membros e colaboradores que contribuíram com a construção do Núcleo de Estudo Afrobrasileiro (NEAB) da UFPI ao longo de mais de duas décadas (1995-2017). “Este Colóquio apresenta os resultados dos nossos estudos, está dividido em seis mesas de diálogos. A diversidade de objetos sobre a afrodescendencia tratados por nossos parceiros ilustra bem a nossa luta contra os racismos e os preconceitos raciais e a nossa resistência através do conhecimento na produção de saberes sobre nós mesmos enquanto afrobrasileiros e/ou africanos no Brasil. Convidamos ao público das comunidades acadêmicas, sociais e educacionais de modo em geral, para tomar posse dos resultados de nossas pesquisas, que, só têm significados e valores mediante discussões críticas e inspiradoras que orientarão nossas futuras práticas como profissionais e cidadãos em um estado democrático de direitos como o nosso”, declarou.

A programação e os demais detalhes do evento podem ser acessados no seguinte link.

Confira a ficha de inscrição aqui.

Prazo para Inscrições:

De 28 de agosto de 2017 a 04 de setembro de 2017

Locais para Inscrições:

Sala do ÌFARADÁ no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) ou no Departamento de Fundamentos da Educação no CCE ou na recepção do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da UFPI

Ou solicitar e enviar ficha de inscrição para o E-mail: coloquioifarada@gmail.com

Informações: coloquioifarada@gmail.com

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.