Brasil Brasil Brasil

Notícias

PPGANT realiza I Simpósio de Antropologia

01/06/2016 14:04

Com o objetivo de contemplar os 8 anos da existência do Programa de Pós-graduação em Antropologia (PPGANT), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o I Simpósio de Antropologia: trajetória, contribuições e desafios começou nessa quarta-feira (01) e acontece até a sexta-feira (03). A programação conta com apresentação de grupos de trabalho (GT’s), minicursos, oficinas e mesas redondas.

DSC 0682

Organizadora do evento, Prof.ª Dr.ª  Nayra Sousa

A organizadora do evento, Prof.ª Dr.ª  Nayra Sousa revela que o evento tem como objetivo compartilhar as produções do mestrado em antropologia. “O programa tem 8 anos e esse é o primeiro simpósio de antropologia da UFPI e o objetivo é fazer um balanço das contribuições e os desafios de todas as pesquisas feitas aqui. Organizamos uma programação com mesas redondas, grupos de trabalhos, minicursos, oficinas”, explica.

DSC 0689

Professor Dr. Fabiano Contijo, da Universidade Federal do Pará (UFPA)

O Professor Dr. Fabiano Contijo, da Universidade Federal do Pará (UFPA), explica que a demanda de antropólogos no Piauí contribuiu para implantação do programa de pós-graduação da UFPI. “Existia uma demanda de pesquisa em antropologia no estado, por exemplo, a necessidade de reconhecimento de territórios de quilombo.  Essas demandas foram colocadas aos órgãos competentes  que precisavam de antropólogos para respondê-las. Essa demanda colaborou para a formação de um campo autônomo desse profissional no Piauí. Daí vem a criação do programa de pós graduação em antropologia junto com a arqueologia em 2009”, explica.

Para o professor o evento serve para apresentar as pesquisas desenvolvidas no PPGANT. “O simpósio é muito importante para dar visibilidade em ao programa, para apresentar o que sendo produzido, os eixos temáticos produzidos por aqueles que têm a legitimidade do fazer antropológico no estado”, conclui.

O público alvo do Simpósio são estudantes de graduação, pós-graduandos e pós-graduados da UFPI, docentes e comunidade em geral. O I Simpósio de Antropologia: Trajetoria, Contribuições e Desafios contemplará a historia do mestrado a partir de debates com enfoque Político, fortalecimento do programa a nível local e nocional; Acadêmico, ampliação do conhecimento sobre as pesquisas desenvolvidas pelo programa e Social, integração entre pesquisas e as atuais demandas da sociedade piauiense. 

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.