Brasil Brasil Brasil

Notícias

XIV Semana dos Povos Indígenas traz discussão e valorização cultural à UFPI

19/04/2016 17:45

IMG 4629

Atividades estão sendo desenvolvidas no Auditório Noé Mendes no CCHL/UFPI

Com o intuito de celebrar a cultura indígena e evidenciar a sua contribuição para a sociedade brasileira, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) sedia entre os dias 17 e 19 de abril, a XIV Semana dos Povos Indígenas. O evento é resultado de uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Instituição, a Secretária Estadual de Cultura (Secult), por meio do Museu do Piauí, e a Fundação Nacional do Índio – Funai / CTL Piauí.

A solenidade de abertura realizada nesta segunda-feira (18) contou com a presença do Pró-Reitor de Extensão, Prof. Dr. Miguel Cavalcante; do Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Prof. Dr. Raimundo Nonato; do Chefe do Departamento de Ciências Sociais, Prof. Dr. Ferdinand Cavalcante Pereira; da Diretora do Museu do Piauí; Profa. Dora Medeiros; além de representantes da Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura, Governo do Estado do Piauí, e comunidades indígenas.

 IMG 4662

Organizadora do evento, Profa. Dra. Carmen Lúcia Lima

Após a cerimônia, a programação de ontem foi composta por mesas-redondas, exposições e debates. Segundo a Profa. Dra. Carmem Lúcia Lima, as discussões geradas na oportunidade anterior serão responsáveis por produzir um documento em prol dos direitos indígenas. "Nesta terça-feira nós iremos sintetizar o debate realizado nas mesas temáticas de ontem e, então, construir um documento, que se trata da carta dos povos indígenas, apresentando as reivindicações das comunidades às autoridades piauienses", afirmou.

IMG 4650

 Diretora do Museu do Piauí - Casa Odilon Nunes, Dora Medeiros

De acordo com a Diretora do Museu do Piauí - Casa Odilon Nunes, Dora Medeiros, a Semana dos Povos Indígenas já faz parte do calendário de ações culturais e educativas daquela instituição. "Neste ano, nós promovemos uma parceria com a Universidade Federal do Piauí, a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), e a Secretaria de Saúde do Piauí (SESAPI), com o objetivo de não só atrair a sociedade, mas também a comunidade acadêmica. Eu vejo que esses três dias de evento estão sendo muito produtivos, por conta das discussões sobre a saúde, educação, demarcação territorial, e temas que são essenciais colocar em pauta", destacou.

O evento reuniu cerca de 50 indígenas de três comunidades piauienses e uma cearense. Pode-se citar a comunidade Cariri, de Queimada Nova (PI), Tabajaras, de Piripiri (PI), Tabajaras ipys, de Lagoa do São Francisco (PI), e a comunidade cearense de Poranga. "Muitos dos nossos índios fugiram para os estados vizinhos, como Maranhão e Ceará, e durante todos esses dias nós abordamos que ainda existem indígenas no Piauí", comentou a Profa. Dora Medeiros.

IMG 4625

Estudante do Curso de História da UFPI, Priscila Maria Cardoso

Para a estudante do Curso de História da UFPI, Priscila Maria Cardoso, a discussão não é só de interesse da população indígena, mas da sociedade de modo geral. "Muita gente pensa que não há índios no nosso estado. Eventos como este são importantes para trazer à tona a discussão e expor a cultura, hábitos e costumes dos nossos índios", pontuou.

Roda de Toré inicia as atividades desta terça-feira (19)

Na manhã desta terça-feira (19), a programação da XIV Semana dos Povos Indígenas foi iniciada com a "roda de toré". O ritual consiste em um momento de espiritualidade, em que há a evocação de divindades com o objetivo de proteção e benção das tarefas cotidianas. Em seguida, será realizada uma síntese das atividades temáticas e encaminhamentos para a produção da carta dos povos indígenas.

Após a discussão, o grupo presente no evento se direcionará ao Palácio de Karnak às 11h, com o intuito de se reunir com o governador Wellington Dias, para expor o documento e demandar melhorias aos povos indígenas piauienses.

IMG 4635

Momento da "roda de toré"

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.