Brasil Brasil Brasil

Notícias

Ruraltec finaliza com avaliação positiva

Ruraltec finaliza com avaliação positiva

13/10/2010 08:26

08/10/2010 18:46

Acima das expectativas. Essa foi a avaliação que os organizadores fizeram da 8ª edição da Semana do Produtor Rural do Meio-Norte RURALTEC, que teve seu início na quarta-feira (6) e terminou hoje (8). "A movimentação nestes três dias foi grande e estima-se que cerca de 1500 pessoas por dia prestigiaram o evento, contando com alunos, visitantes e produtores rurais", disse o Prof. Dr. Willams Costa Neves, diretor do CCA.

O diretor do CCA avaliou positivamente a realização do evento

A Ruraltec contou com uma diversa programação e uma estrutura eficiente, onde houve demonstração de máquinas agrícolas, apresentação da cavalaria da PM - PI, exposição de oito raças de eqüinos, 19 minicursos e 25 estandes de órgãos do setor público e empresas privadas ligadas ao setor primário.

Entre as empresas privadas que montaram um estande na Ruraltec, está a Noragro, empresa fornecedora de insumos agrícolas, sementes, defensivos agrícolas e fertilizantes. Há 18 anos no mercado e consolidada no ramo da agricultura, a empresa acredita que a participação na Semana seja uma boa estratégia de marketing. "A gente divulga o nome da empresa, assim como os produtos que a gente trabalha, mostrando-os para os estudantes e produtores", destaca Luana Dátila, engenheira agrônoma que trabalha para a empresa.

Os diversos estandes estavam montados no espaço do CCA

Helena e Josaíne Oliveira têm 18 anos e são alunas do Curso Técnico em Enfermagem da UFPI. Apesar de não terem relação com o setor rural, elas acham importante conhecer as potencialidades do Piauí. "Viemos para ver como está o ramo do empreendimento na agricultura e agropecuária, as técnicas de plantio e cultivo. É interessante saber que o agronegócio é o 4º maior potencial do país", declaram as estudantes.

A visibilidade do Ruraltec se deu por conta da movimentação de alunos e visitantes

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS trouxe a piscicultura - criação de peixes - como ramo de investimento no agronegócio. "A DNOCS esteve presente no evento com a exposição de peixes de várias espécies, com a intenção de mostrar para os alunos e freqüentadores a finalidade da piscicultura e a sua viabilidade para o Piauí. O estande foi muito frequentado", diz Erivelto Teixeira, biólogo do DNOCS.

Os peixes foram uma atração à parte entre os estandes

Adestramento de Eqüinos - Doma Racional e Rédeas para Cavalos foi um dos vários minicursos que foram realizados hoje na Ruraltec. Segundo o ministrante, o Prof. Steve Bezerra, zootecnista de Pernambuco, o minicurso visa mostrar o processo de domesticação do cavalo e de treinamento de rédea por parte de quem o monta. "É um processo de lapidação do treinamento do cavalo, onde você vai aprimorar todas as manobras", explica o zootecnista. Mais cedo, o treinador de cavalos teresinense Josélio Lopes de Araújo foi o responsável pelo minicurso de Casqueamento e Ferrageamento de Cavalos.

O prof. Steve ensina como o cavaleiro deve fazer para domar bem um cavalo

Durante o evento, houve também o lançamento do livro ''A Cultura do Feijão-Fava no Meio Norte do Brasil'', organizado pelos professores da UFPI Dra. Regina Lúcia Ferreira Gomes - CCA, Dra. Ângela Celis de Almeida Lopes - CCN e o Dr. Ademir Sérgio Ferreira de Araújo - CCA. "É o primeiro livro publicado no Brasil acerca da cultura da fava", revela o Prof. Dr. Willams Costa Neves.

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.