Brasil Brasil Brasil

Notícias

NUPCelt/UFPI recebe três prêmios de melhores trabalhos no VII ENGEAS

NUPCelt/UFPI recebe três prêmios de melhores trabalhos no VII ENGEAS

09/09/2015 13:47

O grupo de estudantes e pesquisadores do Núcleo Integrado de Morfologia e Pesquisas com Células-tronco (NUPCelt/UFPI), participaram do VII Encontro Nordestino de Grupos de Estudos em Animais Selvagens (ENGEAS) e apresentaram sete trabalhos no evento. Três pesquisas receberam as primeiras premiações do evento, na modalidade pôster.

Os trabalhos "Pelvimetria em cutias jovens (D.prymnolopha) criadas em cativeiro", dos autores Miguel F. Souza Neto, Elane Santos, Gerson Pessoa, Dayseanny Bezerra, Irene Portela, Daniel Albuquerque, Aírton Conde Júnior, Maíra S. Ferraz; "Estudo histológico do ovário de cutia (D. prymnolopha) em diferentes fases gestacionais", dos autores Maria Acelina Carvalho, Eunice Fortes, Larisy S.A.B. Farias, Camila Carvalho, Thaís Santos, Andressa Dias, Maíra Ferraz, Aírton Conde Júnior; "Análise histológica da cavidade nasal de ema (R. americana) durante diferentes fases de desenvolvimento", dos autores Renata Sousa, Hatawa Monteiro, Dayseanny Bezerra, Leticya Soares, Natália R. Ferreira, Gustavo Silva, Mariá Rocha, Maria Acelina Carvalho, foram apresentados pelos estudantes da UFPI e premiados.

As pesquisas foram desenvolvidas por estudantes do Curso de Medicina Veterinária sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Maria Acelina de Carvalho, do Departamento de Morfofisiologia Veterinária (CCA/UFPI), e da Prof.ª Dr.ª Maíra Ferraz, do Departamento de Morfologia (CCS/UFPI).

O VII Encontro Nordestino de Grupos de Estudos em Animais Selvagens (VII ENGEAS) foi realizado em São Luís/MA, nos dias 02 a 04 de setembro. O evento é uma realização do Grupo de Estudos de Animais Silvestres do Maranhão (GEAS/MA), apoiado pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). 

ENGEAS

O  Encontro Nordestino dos Grupos de Estudos dos Animais Selvagens (ENGEAS) foi criado em 2008, na cidade de Maceió (AL), pelos Médicos Veterinários Isaac Albuquerque (AL), Alexsandro Machado (SE) e Marco Túlio Brasileiro (BA) (in memorian), com o objetivo de integrar os Grupos de Estudos do Nordeste. O evento atingiu a marca de 6 edições, a primeira foi realizada em Maceió - AL (2008), a segunda em Patos - PB (2010), a terceira em Aracaju - SE (2011), a quarta em Bom Jesus - PI (2012), a quinta em Petrolina - PE (2013) e a sexta em Fortaleza - (CE) (2014). 

*Com informações do GEAS-MA.

 

FONTE: http://leg.ufpi.br/noticia.php?id=29892

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.