Brasil Brasil Brasil

Notícias

CTT oferece 960 vagas para cursos do PRONATEC no ano de 2013

CTT oferece 960 vagas para cursos do PRONATEC no ano de 2013

03/06/2013 18:10
A principal novidade do Pronatec é a criação da Bolsa-Formação, que permitirá a oferta de vagas em cursos Técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC), também conhecidos como cursos de qualificação. Oferecidos gratuitamente a trabalhadores, estudantes e pessoas em vulnerabilidade social, esses cursos presenciais serão realizados pelo Colégio Técnico de Teresina (CTT), vinculado à Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Há dois tipos de Bolsa-Formação: Estudante e Trabalhador. Na Bolsa-Formação Estudante, curso técnico com 1060 horas será destinado a alunos das redes públicas de ensino médio. A Bolsa-Formação Trabalhador oferecerá cursos FIC, com o mínimo de 180 horas, a pessoas em vulnerabilidade social e trabalhadores de diferentes perfis. Em ambos os casos, os beneficiários terão direito a cursos gratuitos e de qualidade, alimentação, transporte e todos os materiais escolares necessários para a realização do curso.
Além de ampliar as opções da educação profissional e tecnológica no País, o programa busca elevar a escolaridade de estudantes que se preparam para a entrada no mercado de trabalho.
A Universidade Federal do Piauí (UFPI), através do Colégio Técnico de Teresina (CTT), está oferecendo 1 curso Técnico e 31 cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). Os cursos são ofertados através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e têm como demandantes a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEDUC), o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
 
Modalidades das Bolsas-Formação:
 
Bolsa-Formação Trabalhador
 
PARCEIRO DEMANDANTE: SEDUC (PRONATEC JOVEM) - Para participar nos cursos, os estudantes interessados devem estar regularmente matriculados na Educação de Jovens e Adultos de 4ª a 7ª etapas, no Ensino Médio regular ou integrado (1º, 2º e 3º ano) ou Ensino Profissionalizante da rede pública estadual. A pré-matrícula deve ser feita na unidade escolar de origem e, após a realização da mesma, os alunos deverão comparecer ao Colégio Técnico de Teresina com a cópia dos documentos solicitados para confirmação da matrícula. Para essa modalidade, os interessados devem procurar mais informações na Secretaria Estadual de Educação e/ou nas escolas estaduais.
 
PARCEIRO DEMANDANTE: MDS (PRONATEC BRASIL SEM MISÉRIA) - Para participar nos cursos, os interessados devem ser beneficiário titular ou dependente de programas federais de transferência de renda, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada. Também podem participar pessoas inscritas no Cadastro Único ou em processo de cadastramento. A pré-matrícula deve ser feita no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e, após a realização da mesma, os alunos deverão comparecer ao Colégio Técnico de Teresina com a cópia dos documentos solicitados para confirmação da matrícula. Os interessados devem buscar mais informações no campus do IFNMG mais próximo e nas secretarias municipais de assistência social ou no endereço http://www.brasilsemmiseria.gov.br/.
 
PARCEIRO DEMANDANTE: MTE (PRONATEC SEGURO-DESEMPREGO) - Para participar nos cursos, os interessados devem ser beneficiários do Seguro Desemprego por intermédio dos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine). Nesse caso, os beneficiários serão trabalhadores que estejam solicitando o seguro desemprego. Para aqueles que solicitam o benefício pela segunda vez ou mais, fazer a matrícula em um dos cursos do Bolsa-Formação Trabalhador poderá ser obrigatório.
 
PARCEIRO DEMANDANTE: MDA (PRONATEC CAMPO) - Para participar nos cursos, os interessados devem ser agricultores familiares. Podem buscar os parceiros do MDA para ter informações e solicitar os cursos. 
 
 
Bolsa-Formação Estudante
 
PARCEIRO DEMANDANTE: SEDUC (PRONATEC JOVEM) - Para participar nos cursos, os estudantes interessados devem estar regularmente no Ensino Médio da rede pública. A pré-matrícula deve ser feita na unidade escolar de origem e, após a realização da mesma, os alunos deverão comparecer ao Colégio Técnico de Teresina com a cópia dos documentos solicitados para confirmação da matrícula. Para essa modalidade, os interessados devem procurar mais informações na Secretaria Estadual de Educação e/ou nas escolas estaduais. A SEDUC captará beneficiários para o programa Bolsa-Formação Estudante. 
 
 
Lembrando que a pré-matrícula deve ser feita com um dos parceiros demandantes, de acordo com o perfil do interessado e que, após a realização da mesma, o interessado deverá comparecer ao Colégio Técnico de Teresina com a cópia dos documentos solicitados para confirmação da matrícula.
 
Documentos solicitados:
· Comprovante de escolaridade;
· Comprovante de endereço;
· Identidade;
· CPF;
· 2 fotos 3x4
 
Conheça a relação dos cursos das Bolsas-Formação do Pronatec ofertados pelo CTT/UFPI, clicando aqui.
O PRONATEC realiza um Cadastro Reserva Online para aqueles que se interessarem em algum dos cursos das Bolsas-Formação do Pronatec. O cadastro não garante a vaga, mas a turma pode ser completada com os interessados cadastrados, caso os parceiros demandantes não consigam o número suficiente de beneficiários para todas as vagas disponíveis ou caso haja desistência de algum beneficiário pré-selecionado pelos parceiros demandantes. Os interessados em participar do Cadastro Online devem acessar o site http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/.
 
Mais informações:
Pronatec – Colégio Técnico de Teresina: 3237-1131/ 3215-5694
Pronatec – SEDUC: 3216-3264
Pronatec – MDS: 3215-7593

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.