Informática
- Matriz Curricular 2019 do curso Técnico em Informática confira aqui.
- Ementas das disciplinas do Curso Técnico em Informática, 2019. Confira aqui:
Em breve divulgação do Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Informática, 2019.
A informática faz parte do cotidiano e do mundo do trabalho. Com o advento da globalização, o armazenamento, a transmissão e a disponibilização da informação com rapidez e segurança tornam-se aspectos de extrema importância. Assim, a informática procura incessantemente satisfazer as necessidades atuais impostas pelo mercado, como também, futuros propósitos tecnológicos.
A alta procura por profissionais com conhecimento em microinformática, registrada em grande parte dos anúncios, revela a carência dessa área no mercado de trabalho.
De acordo com informações obtidas junto à Secretaria de Fazenda, no Piauí existem 37.500(trinta e sete mil e quinhentas) micro-empresas mais 6.000(seis mil) empresas de médio ou grande porte, perfazendo um total de 43.500(quarenta e três mil e quinhentas) empresas em todo o Estado, das quais a maioria encontra-se informatizada.
Assim, o Curso Técnico em INFORMÁTICA, do Colégio Técnico de Teresina, pretende atender as necessidades detectadas na comunidade piauiense com perspectiva de desenvolvimento de uma política de Informática que satisfaça as reais necessidades do ensino e da utilização dos recursos técnicos do computador no mercado de trabalho.
O Colégio Técnico de Teresina, como uma instituição ligada à Universidade federal do Piauí, está comprometido com o processo de democratização das oportunidades no campo do saber, e, sendo assim, não poderia ficar alheio às necessidades e aos interesses demonstrados por esta comunidade.
Sua contribuição se faz sentir, entre outras estratégias de ação, na continuidade de formação de técnicos nas áreas mais carentes de recursos humanos, especificamente na da informática, favorecendo àqueles que, por condições diversas, encontram dificuldades que interferem na continuação dos seus estudos.
Os candidatos que desejarem ingressar no Curso Técnico em Informática oferecido pelo CTT deverão obedecer aos seguintes requisitos, conforme edital publicado pela instituição de ensino:
1.º) Ter concluído o Ensino Médio; 2.º) Submeter-se a um processo seletivo classificatório.
A seleção dos candidatos é feita através de um teste seletivo visando avaliar os conhecimentos gerais para o curso a que se propõem. O teste seletivo tem caráter classificatório. Serão selecionados os alunos que obtiverem as maiores pontuações, em ordem decrescente, até atingir o número de vagas oferecidas. São oferecidas anualmente 50 vagas para o Curso Técnico em Informática.
Perfil Profissional de conclusão
Com a conclusão do curso, esse profissional estará apto a atuar em empresas usuárias ou prestadoras de serviços de computação, em Centros de Processamento de Dados, planejando e desenvolvendo sistemas aplicativos com banco de dados centralizados, bem como garantindo a sua manutenção e perfeito funcionamento, implantando e administrando redes locais e banco de dados. Abaixo listamos um conjunto de competências gerais e específicas que viabilizam o perfil descrito, possibilitando uma visão geral desse profissional, embora, estejam melhor descritas na organização curricular.
OBJETIVOS
O Curso Técnico em Informática do CTT aspira atingir os seguintes objetivos:
- Atender às solicitações do mercado de trabalho na área de serviços de informática;
- Propiciar condições para o desenvolvimento do ensino e da utilização da informática, enfatizando o uso dos recursos técnicos do microcomputador, na solução de problemas reais;
- Desenvolver as condições das atividades de informática nas suas diversas tendências, visando aplicações na produção de bens, serviços, implementação, avaliação, suporte e manutenção de sistemas e redes, tecnologias de processamento e transmissão de dados e informações, hardware, software, aspectos organizacionais e humanos e conhecimentos;
- Capacitar profissionais a fim de estarem aptos a desenvolver sistemas especialistas ou administrar os já existentes;
- Projetar e administrar redes locais e bancos de dados em empresas de pequeno, médio e grande porte do Estado do Piauí e regiões circunvizinhas.
© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525,
comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.