Brasil Brasil Brasil

Notícias

Cerimônia Plantio da Árvore

Cerimônia Plantio da Árvore

06/03/2013 10:43

No período da manhã de hoje, as Equipes Administrativa e Pedagógica do Colégio Técnico de Teresina - CTT  juntamente com os Formandos 2012/2 do Curso Técnico em Agropecuária e seus familiares participaram da Solenidade do Plantio da Árvore da Turma..

Na oportunidade a formanda Elizandra dos Santos Sousa da Silva, proferiu palavras de agradecimento aos trabalhos dos Servidores do Colégio Técnico de Teresina - CTT como também, as amizades criadas pela turma. A seguir transcrição do discurso.

 

Nossa árvore de aprendizado

 

Nos primórdios da história humana, erámos nômades. Até que um gênio retardado deixou cair uma semente que cresceu e transformou-se em uma grande árvore. Com o tempo aprendemos a controlar um pouco mais a natureza. Aprendemos a conviver com ela.

Nos dias atuais, o homem sente a necessidade de cultivar e produzir alimento para seu próprio sustento. Todavia, o que é cultivar?

De acordo com os termos técnicos, quer dizer plantar para depois colher. Trazendo estes significados para nossa vida, nós, como alunos fomos semeados e acolhidos por esta instituição.

Ao darmos entrada a essa nova caminhada não sabíamos ao certo o que poderíamos aprender. Claro que esperávamos que fosse conhecimentos do qual se relacionam com o curso que escolhemos. No entanto, ao longo do tempo, além das técnicas aqui aprendidas, tivemos experiências que influenciaram para o nosso crescimento pessoal, além do profissional.

Agora, vejamos bem, que tal nos comparar a esta muda que iremos plantar?

Muitos iniciaram seus estudos aqui por escolha dos seus pais, mas também há aqueles que tomaram essa própria decisão. A questão é que a partir desse momento nós tivemos a oportunidadede conviver em um novo espaço, um espaço a ser explorado.

Uma semente nova é plantada neste chão, a partir daí, ela vai herdar ramos e galhos novos. Cada um de nós é um galho que se desenvolveu nesta árvore. Fomos cuidados, e guiados para seguir ao longe sempre na luz. O primeiro a olhar por nós foi Deus, que sempre nos deu coragem para enfrentar todos os obstáculos da vida. Depois nossa família, que sempre de alguma forma nos apoiou e nos estimulou a ir até o fim deste curso. Mas os que mais disponibilizaram o seu tempo para que estivéssemos sempre crescendo foram os professores e educadores, que sempre estiveram disponíveis para nos ensinar o que fosse necessário. Desde as palavras corretas a serem utilizadas até o profissionalismo propriamente dito.

Mas nesta árvore que cresce não estão somente os galhos. Nós vemos claramente suas folhas verdes e prósperas. Estes são os nossos amigos e colegas que conquistamos. Se olharmos para trás podemos perceber, que em quase todo momento estivemos com alguns deles ao nosso lado. Com eles trabalhamos juntos, jogamos papo fora até mesmo nas horas erradas, e aprendemos a viver com as desigualdades de cada um. Percebemos também, que algumas de nossas folhas caíram. Estas são os nossos colegas que por algum motivo se distanciou de nós desistindo de prosseguir conosco até o fim, mas que ainda assim, tiveram influência em nosso desenvolvimento.

Além disso, não podemos esquecer que tivemos que nos esforçar para que esta árvore se mantesse sempre firme e forte. Com isso, podemos ver que a união faz a força, e que apesar de cada um ter aprendido e ter conquistado ideais diferentes, não seríamos nada sem o próximo.

Então, esta muda que neste momento está sendo plantada foi fruto de nosso aprendizado no qual está representando nossa turma. Uma planta que ainda irá crescer e que brotará galhos que irão seguir rumos diferentes. Mas que jamais poderão seguir em frente sem antes ter passado por um processo de desenvolvimento.

Autora Estudante Elizandra dos Santos Sousa da Silva

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.