Brasil Brasil Brasil

Notícias

Abertas as inscrições para III SEMEARES

Abertas as inscrições para III SEMEARES

06/06/2017 09:11

Abertas as inscrições para o III Seminário Regional de Educação Ambiental e Escolas Sustentáveis (SEMEARES). O evento acontece entre os dias 05 e 08 de julho no Colégio Técnico de Teresina (CTT), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O tema deste ano é “educação ambiental e resíduos sólidos” e tem como objetivo principal contribuir com a criação de um espaço para a troca de conhecimentos e experiências no âmbito da gestão de resíduos, produção mais limpa e avaliação de ciclo de vida, bem como o estabelecimento de um mercado para a reciclagem e recuperação de resíduos, transformando estes em coproduto com valor agregado e incorporando a difusão de políticas e programas que promovam relações comerciais sustentáveis.

Os resíduos sólidos são fontes de emissão de gases de efeito estufa, não apenas pela sua relação com a produção e o consumo, mas também em função das emissões de metano (CH4) quando dispostos em lixões ou mesmo em aterros sanitários.

A gestão de resíduos sólidos é uma ferramenta poderosa para reduzir as emissões de gases de efeito estufa no Brasil e no mundo, onde a responsabilidade compartilhada é fundamental para as mudanças necessárias no modo como fazemos as coisas hoje, seja do ponto de vista de produtos seja de serviços.

A busca de soluções para o gerenciamento adequado dos resíduos sólidos tem se constituído em desafio, tanto para o setor público como para o setor privado. Há preocupação, sobretudo no que concerne à poluição dos solos, ar e recursos hídricos, bem como na compreensão dos mecanismos de biodegradação da massa de resíduos e sua influência nas mudanças climáticas e, por extensão, na  nossa vida.            

As atividades desenvolvidas no III SEMEARES abrangem conferências, palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas e apresentação de trabalhos em comunicação e em painéis, reunindo congressistas de várias estados do Brasil.

A apresentação de trabalhos deverão ser pautados em dez eixos temáticos: Sustentabilidade dos Espaços Físicos nas Escolas; Transversalidade da Educação Ambiental no  Currículo Escolar;  Eficiência Energética  e     Energias Renováveis; Resíduos Sólidos;  Uso racional da Água e dos Recursos Naturais; Fortalecimento das Com-vidas nas Escolas; Turismo Sustentável; Educação Ambiental e Saúde;  Direitos Humanos e  Agroecologia. 

Mais informações confira o folder e o site do III Seminário.

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.