Brasil Brasil Brasil

Notícias

Execução do Projeto Estudo Autônomo

Execução do Projeto Estudo Autônomo

04/05/2017 15:40

 

A proposta de trabalho do Serviço de Orientação Pedagógica (SOP), junto aos demais membros da equipe pedagógica do CTT, configura-se em um importante instrumento para a Instituição fortalecer o seu papel educativo, bem como para proporcionar ao aluno um desenvolvimento mais significativo e uma inserção mais apropriada no processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, o Projeto Estudo Autônomo articula suas ações com o Projeto ASAS através do eixo Saberes.

 

APRESENTAÇÃO DAS ATIVIDADES DO EIXO SABERES 

 

 

Estudar é o verbo que mais se conjuga quando falamos do espaço escolar, não é mesmo? Mas será que você está fazendo isso do modo correto, isto é, está sabendo como aproveitar seu potencial e repensar seus hábitos para tornar sua rotina de estudos realmente eficiente? Aliás, vamos refletir um pouco, os estudos fazem parte, de fato, da sua rotina?

Para conversar sobre essas e outras questões importantes no dia a dia de um estudante - aprendizagem, desempenho e desafios diversos que fazem parte da vida dos estudantes, o Serviço de Orientação Pedagógica (SOP) do Colégio Técnico de Teresina conduzirá diversos encontros ao longo do ano de 2017 para que você descubra de maneira individual e coletiva "Como otimizar sua rotina de estudos". A atividade é destinada aos estudantes dos diversos cursos técnicos do colégio.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Sala do Serviço de Orientação Pedagógica (SOP), com a Pedagoga Maria Rita e a estudante Aline Luiza Oliveira do Curso Técnico em Enfermagem, Bolsista do Projeto ASAS, nos turnos manhã e tarde.

 

Dúvidas recorrentes a orientação de estudos:

  • O que o estudante precisa fazer para integrar-se ao Projeto Estudo Autônomo?

 

-Acompanhar nos Murais do CTT o Cronograma de desenvolvimento das Oficinas de inicialização no Projeto Estudo Autônomo, realizando sua inscrição na Sala do Serviço de Orientação Pedagógica (SOP).

 

  •   O que o Serviço de Orientação Pedagógica pretende alcançar ao realizar a Oficina de inicialização no Projeto Estudo Autônomo?

 

I

 

-Oferta das orientações gerais sobre metodologia de estudo autônomo, que se julga relevante ao adolescente, jovem e adulto ingressante ou em curso no Colégio Técnico de Teresina – CTT;

 

II

 

-Desenvolvimento da auto-avaliação dos estudantes nos seguintes pontos: metodologia utilizada nos estudos, suas metas e atitudes, oportunizando a elaboração de um planejamento individual a ser desenvolvido durante o ano letivo de 2017, buscando alcançar a autonomia nos estudos;

 

III

 

-Contato dos participantes da oficina, com as habilidades de aprendizagem que os auxiliam como estudantes, em casa e na sala de aula e como profissionais em sua carreira;

 

IV

-Acompanhamento do desenvolvimento dos estudantes diante do desafio de construir ou (re) construir sua metodologia de estudo na dimensão autônoma, buscando a reflexão dos indivíduos quanto ao processo continuo de construção da aprendizagem.

 

 TEMÁTICAS DA OFICINA DE INICIALIZAÇÃO AO PROJETO ESTUDO AUTÔNOMO

 

1- Orientações Gerais sobre metodologia de estudos;

 

2- Apresentação das questões fundamentais para a realização do Estudo Autônomo: responsabilidade pessoal, organização pessoal, organização material e técnicas de estudos;

 

3- Auto-avaliação da metodologia de estudo individual;

 

4- Planejamento individual para a prática do estudo autônomo;

 

5- Apresentação do Regulamento das Atividades do Grupo de Estudo Autônomo e o acompanhamento do Serviço de Orientação Pedagógica (SOP).

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.