Brasil Brasil Brasil

Notícias

Plantio Irrigado do CTT/UFPI é referência no Estado

19/03/2015 10:20

O Colégio Técnico de Teresina (CTT), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), vem desenvolvendo projeto de plantio irrigado, aliando o desenvolvimento de técnicas ao ensino. As áreas de funcionam como unidades demonstrativas, de observação, experimentais e didáticas dos alunos do Colégio Técnico de Teresina, e são essenciais na formação profissional dos alunos.

Professor Edinaldo Mousinho - Doutor em agronomia, irrigação e drenagem.

"A gente procurou instalar os métodos de irrigação mais usados, que no caso é aspersão, irrigação localizada e um módulo de irrigação superficial, para que o aluno acompanhe essas atividades, conheça o sistema e saibam manuseá-lo, para que no dia a dia de sua vida profissional ele saiba manusear bem esse sistema", declarou o professor Dr. Edinaldo Mousinho.

Na área onde é utilizado o método de irrigação por aspersão convencional, são cerca de 3 hectares, é a maior área de plantio irrigado do colégio. Nela são cultivados: milho, feijão, mandioca, cana de açúcar e batata doce. Visando o uso racional da água, a instituição de ensino avança na tecnologia e adota o sistema de irrigação localizada, por gotejamento e microaspersão, além de outro método alternativo denominado Bable, uma técnica importada dos Estados Unidos. Esses métodos são utilizados nos plantios de milho, banana, coco, alface, beterraba, coentro, cebolinha, entre outras.

Professor Dr. José Bento de Carvalho - Diretor do Colégio Técnico de Teresina

Essas áreas de plantio irrigado funcionam como unidades demonstrativas, de observação, experimentais e didáticas dos alunos do Colégio Técnico de Teresina, e são essenciais na formação profissional dos alunos. "A área de irrigação ela é contemplada dentro do Curso Técnico em Agropecuária. A irrigação tem uma relevância muito grande porque possibilita o aluno e o produtor rural, dentro da irrigação de pequena e média escala, produzir alimentos de forma uniforme durante todo o ano", ressalta o diretor do Colégio Técnico de Teresina, prof.º Dr. José Bento de Carvalho.

Jackson Luis é aluno do Curso Técnico em Agropecuária e destaca a qualidade do ensino do CTT e avalia o setor de irrigação, já de olho no mercado de trabalho.
"A experiencia que a gente tem sobre irrigação é uma das melhores aqui no Colégio Agrícola, professores excelentes, temos bastante aulas práticas; a gente sai capacitado para exercer a função de irrigador em qualquer campo agrícola. A gente sai bastante preparado.", destaca o aluno.

Confira o vídeo np link :http://leg.ufpi.br/noticia.php?id=28573

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.