Brasil Brasil Brasil

Notícias

Aulas práticas do curso de Confeiteiro ofertadas pelo CTT são iniciadas

10/03/2015 14:41

 

09/03/2015 16:50

Prof. Dr. José Bento de Carvalho, Diretor do CTT; Edinaldo Mousinho, Coordenador do PRONATEC e alunas do curso de Confeiteiro

Foram iniciadas na tarde desta segunda-feira (09), no Colégio Técnico de Teresina (CTT), as aulas práticas do curso de Confeiteiro. O curso faz parte do Projeto Mulheres Mil, uma parceria da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), e visa a profissionalização de mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Na fase inicial das atividades as alunas tiveram aulas teóricas como disciplina de cooperativismo, empreendedorismo, economia, matemática e linguagens, para que possibilitasse a inserção no mercado trabalho, facilitando a criação de uma cooperativa montada por elas.

Nesta segunda etapa, as aulas terão acesso a parte prática em duas fases, a primeira voltada para produção de alimentos salgados, e a segunda para produção de doces. Como explica o professor Bruno Leonardo, gastrônomo responsável pela parte de salgados "a gente vai tentar passar pra elas, pizzas, massas caseiras, a parte de tortas salgadas e depois eu já entro um pouquinho pra parte de biscoito, que a gente aqui tá tentado profissionalizá-las na área mesmo de confeitaria e de salgados, para que possam produzir adequadamente, de forma que elas tenham uma manipulação correta, para que sejam alimentos seguros e claro, com bastante qualidade".

 Prof.ª Ms. Rita Magalhães, Coordenadora do Projeto Mulheres Mil

A Coordenadora do Projeto Mulheres Mil, Prof.ª. Ms. Rita Magalhães, fala sobre a finalidade do projeto : "O objetivo é que no final elas montem uma cooperativa e fossem trabalhar juntas, dentro da comunidade, para vender esses serviços e ter a renda familiar melhor". Maria Judite de Jesus, aluna do curso, falou sobre a experiência no curso: "a experiência aqui é ótima, no dia-a-dia cada vez a gente aprende mais e quando terminar o curso pretendo trabalhar em uma cooperativa". afirmou.

Alunas do Curso de Confeiteiro em aula prática

Para a realização das aulas práticas o Diretor do Colégio Técnico de Teresina (CTT), Prof. Dr. José Bento de Carvalho, concedeu um espaço do CTT, que foi inteiramente reformado e montado para o curso de Confeiteiro, o que possibilita a realização de outros cursos no espaço, como ressaltou o coordenador do PRONATEC, Edinaldo Mousinho: "Pretendemos continuar esses cursos nessa nova pactuação de 2015, vamos solicitar ao Ministério da Educação (MEC) mais vagas, no momento estamos com 60 vagas, mas a gente pretende ampliar nesse ano de 2015, não só ampliar o número de vagas, mas também os cursos. Com essa estrutura já tá montada a gente pretende montar mais curso nessa área de produção alimentícia" disse.

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.