Brasil Brasil Brasil

Notícias

UFPI e PRONATEC realizam curso de Eletricista Instalador Predial

09/03/2015 13:21

 

04/03/2015 08:29

Raimundo Lago, Técnico em Eletrotecnica; Herica Melo, Coordenadora Adjunta do PRONATEC no Colégio Técnico;  Prof. Dr. José Bento, Diretor do CTT; Luzineide Fernandes, Supervisora dos Cursos FIC- Teresina; Prof° Ms. Marcos Lira, Supervisor e Professor do curso; Prof. Dr. Francisco Edinaldo Pinto Mousinho Coordenador do PRONATEC

A Universidade Federal do Piauí por meio do Colégio Técnico de Tersina (CTT) juntamente com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) qualifica 21 alunos no curso de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão com duração de 220 horas. O aluno formado no curso tem como perfil profissional, a capacidade de atuar no mercado de trabalho com formação técnica que o possibilite a agir de forma crítica e tecnológica em relação aos processos de instalação e manutenção predial de baixa tensão.

O curso teve início no dia 09 de Dezembro de 2014 e prossegue até o dia 06 de Março de 2015, conta atualmente com 21 alunos matriculados. As aulas práticas e teóricas acontecem no bloco de Engenharia Elétrica do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com destaque para o laboratório de Instalações Elétricas montado especificamente para atender o curso, também é utilizado o laboratório de medidas elétricas e circuitos elétricos. Nestes espaços os alunos realizam práticas relacionadas com ligações de vários equipamentos elétricos como: tomadas, lâmpadas, sensores, condicionadores de ar e ventiladores.

José Mendes e Silberto Martins, alunos do curso de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão

O aluno Silberto Martins falou sobre sua experiência. "Ouvi de um amigo sobre este curso que estava disponível na internet pelo PRONATEC, fiz minha inscrição. Estamos aí ao termino do curso, faltam duas semanas e o aprendizado é uma maravilha, a gente aprendeu muita coisa, tanto na teoria quanto na prática, a gente vê que é um curso sério, os professores são muito bons e a gente tem um aproveitamento aí de quase cem por cento (100%)".

O projeto é direcionado primeiramente para pessoas que estão desempregadas e em busca de uma qualificação profissional. "esses cursos de formação inical e continuada são importantes porque são muito mais práticos do que teóricos, então eles tem oportunidade de entrar no mercado de trabalho mais facilmente porque o mercado de trabalho tem uma demanda e necessidade de absorver esses alunos que realmente põem a mão na massa e fazem a parte prática", ressaltou Herica Melo, Coordenadora Adjunta do PRONATEC no Colégio Técnico de Teresina.

Prof° Ms. Marcos Lira, Supervisor e Professor do curso

Cerca de noventa por cento (90%) dos alunos matriculados no curso nunca tiveram contato com a prática de eletricidade. "Temos 21 alunos matriculados nesse curso e assim, a gente tenta atender as necessidades básicas deles, que eles quando vem querem saber de coisas práticas, então o curso tenta atender essa expectativa do aluno. Então a gente percebeu que a evolução do curso se deu na hora das aulas práticas", ressaltou o Prof° Ms. Marcos Lira, Supervisor e Professor do curso.

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.