Brasil Brasil Brasil

Notícias

Colégio Técnico de Teresina

07/08/2014 13:51

COLÉGIO TÉCNICO DE TERESINA

O Colégio Agrícola de Teresina foi instalado em 10 de Maio de 1954 por iniciativa do Governo do Estado e Federal. No primeiro acordo firmado entre os Governos, o Estado doou a União uma gleba de terras para que nela fosse instalada uma Escola Agrotécnica e um Centro de Tratorista.
       Em 09 de Julho de 1954 foi nomeado seu primeiro Diretor, o Engenheiro Agrônomo CARLOS ESTEVAM PIRES REBELO.
       A Escola Agrotécnica de Teresina pertenceu ao Ministério da Agricultura vinculada a Superintendência do Ensino Agrícola e Veterinário de 1954 até 1964. Pelo Decreto Nº 53.558 de 13.02.64 passou a denominar-se Colégio Agrícola de Teresina.
       A partir de 21.05.64 por determinação Presidencial através do Decreto Nº 60.731/64 passou para o Ministério da Educação e Cultura. vinculado ao Departamento de Ensino Médio (DEM) onde permaneceu sob orientação até o ano de 1973 quando foi criada a Coordenação Nacional de Ensino Agropecuário (COAGRI), essa subordinada ao Departamento de Ensino Médio.
       O Curso Técnico a nível de 2º Grau teve inicio no ano de 1971 (Técnico Agrícola).
       O período de controle direto do MEC prolongou-se até o ano de 1976, quando o Governo Federal através do Decreto Nº 78.672 de 05 de Novembro de 1976, vinculou o referido Colégio à Universidade Federal do Piauí.
       A primeira turma de Técnicos Agrícolas a nível de 2º Grau saiu em 1973, e a partir de 1976, o nome foi modificado para Técnico em Agropecuária, o que permaneceu até a Reunião do Conselho Universitário da UFPI do dia 23/01/2013 alterando o nome dos Colégios Técnicos vinculados através da 
 RESOLUÇÃO Nº 003/13 da UFPI.

Na forma da Lei Nº 11.892, de 29/12/2008, de Colégio Agrícola de Teresina (CAT), Colégio Agrícola de Floriano (CAF) e Colégio Agrícola de Bom Jesus (CABJ) para, respectivamente, Colégio Técnico de Teresina (CTT), Colégio Técnico de Floriano (CTF) e Colégio Técnico de Bom Jesus (CTBJ).

O Colégio Técnico de Teresina oferece a Educação Básica Ensino Médio, do 1º ao 3º e Educação Profissional descrito no quadro a seguir:

Educação Básica – Ensino Médio

Educação Profissional

Currículo

Quantitativo de estudantes por turma

1º ano ao 3º ano

Curso Técnico em Agropecuária

Concomitante

50

Pós- Médio

Curso Técnico em Agropecuária

Subsequente

40

Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA

Curso Técnico em Agropecuária;

Curso Técnico em Enfermagem.

Segundo normatização DECRETO Nº 5.840, DE 13 DE JULHO DE 2006. Artigo 2º...(no mínimo dez por cento do total das vagas de ingresso da instituição, tomando como referência o quantitativo de matrículas do ano anterior, ampliando essa oferta a partir do ano de 2007).

Integrado

35

Pós- Médio

Curso Técnico em Enfermagem

Subsequente

35

Pós- Médio

Curso Técnico em Informática

Subsequente

50

A Instituição atende as demandas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec desde o ano de 2012 aos dias atuais.

QUANTITATIVO DE CURSOS ATENDIDOS ATRAVÉS DO PRONATEC

ANO

    Cursos FIC – 400 vagas

2012

31 Cursos FIC – 930 vagas

 

2013

5 Cursos Técnicos Subsequentes – 210 VAGAS EM EXECUÇÃO

1 Curso Técnico Concomitante – 30 vagas EM EXECUÇÃO

2013/2014

APROVADAS 2323 vagas a serem distribuídas em 20 Cursos FIC, através da implantação em 29 municípios do Estado do Piauí. 

2014.1

APROVADAS 1522 vagas a serem distribuídas no 2º semestre de 2014.2 em cursos FIC.

2014.2

 

O Colégio Técnico de Teresina oferece desde o final do ano de 2013, Cursos Técnicos em Agropecuária, Enfermagem e Redes de Computadores nos pólos de Alto Longá, Nossa Senhora de Nazaré, Brasileira e Luis Correia através da Rede E-tec Brasil.

O Colégio localiza-se próximo ao Centro de Ciências Agrárias – CCA, da Universidade Federal do Piauí- UFPI, zona leste da Cidade de Teresina. Além de apresentar uma localização privilegiada, a escola apresenta uma relevância significativa para a comunidade teresinense, uma vez que após a inclusão de novos eixos de ensino formando Técnicos em Enfermagem e Técnicos em Informática passou atender sempre na perspectiva de expansão, o quantitativo de jovens e adultos que concluíram o Ensino Médio, a obterem um diploma de Curso Técnico.

A escola mantém a tradição do ensino profissional, formando Técnicos em Agropecuária ao longo de 60 anos desde sua fundação em 1954. Atualmente apresenta-se como quantitativo considerável de atendimento, os estudantes vindos das diversas zonas da cidade de Teresina e da zona rural, embora permaneça a tradição do atendimento em alojamento destinado aos estudantes do Curso Técnico em Agropecuária, vindos das diversas cidades de Estados vizinhos ao Piauí.

O espaço físico do Colégio Técnico de Teresina – está dividido em 10 (dez) salas de aula climatizadas, tendo também telas de projeção e lousas interativas, que atendem os 500 (quinhentos) alunos do período regular da instituição, 2 (dois) Laboratórios para o Curso Técnico em Informática - Aulas de Programação e Montagem e Manutenção de Computadores, 1 (um) Laboratório comunitário para os estudantes dos demais cursos técnicos do CTT, 1 Laboratório para as Aulas Práticas do Curso Técnico em Enfermagem, 1 (um) Laboratório de Agroindústria em fase de construção, 1 Laboratório de sementes, 1 (uma) estufa, Campo Agrícola para desenvolvimento de Projetos, 1 (um) Laboratório de Solos com banheiros, Alojamentos masculino e Alojamento semi- interno feminino, 1(um) Grêmio Estudantil, 1 (uma) Sala de Leitura, 1 (uma) Sala de TV, 1 (Uma) Sala de Jogos, 1(uma) quadra de esporte, 1 (um) campo de futebol, 2 (duas) praças urbanizadas e 1(um) auditório com capacidade para 250 pessoas sentadas.

Para contribuir com o desenvolvimento do ensino-aprendizagem dos alunos a Escola possui um considerável acervo de livros de literatura, coleções pedagógicas e internet, livros para o professor e Salas de Estudos para grupos de estudo.

O CTT possui 1 (uma) sala do Serviço de Orientação Pedagógica – SOP organizado por uma Pedagoga e 1 (uma) Sala do Serviço Psicológico, onde implantou-se também o Serviço de Apoio à Aprendizagem- SAA resulta do trabalho de multiprofissionais do CTT: Psicóloga, Professores e Pedagoga.

Para ampliar os serviços de assistência aos estudantes tem-se um Programa de Assistência Estudantil- PAE com profissionais da área de: Assistência Social, Odontologia, Psicologia e Pedagogia.

O Colégio oferece Bolsa PIBIC Ensino Médio – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- CNPQ/UFPI/CTT – Regulamentado por Edital.

A Bolsa possui como objetivo despertar a vocação científica dos estudantes, disseminando informações e conhecimentos científicos e tecnológicos.

 

Critério para concessão;

·         Ser estudante regularmente matriculado em Curso Técnico do CTT;

·         Estar desvinculado do mercado de trabalho;

·         Possuir freqüência igual ou superior a 80% (oitenta por cento);

·         Apresentar histórico escolar;

·         Ser selecionado e indicado pelo Professor do CTT Orientador;

·         Não ser beneficiado com outra Bolsa no âmbito da instituição.

O Colégio oferece também 200 Bolsas Permanência no valor de R$ 200,00 (duzentos reais). O auxílio estudantil tem como objetivo selecionar o estudante socioeconomicamente vulnerável que se encontra regularmente matriculado no Colégio Técnico de Teresina, a fim de prevenir a retenção e a evasão escolar, decorrentes da insuficiência de condições financeiras.

Critério para concessão;

·         Ser estudante regularmente matriculado em Curso Técnico do CTT;

·         Seguir demais normativas estabelecidas por edital divulgado pela Direção do CTT;

·         Inscrição no site do CTT.

O aluno do Colégio Técnico de Teresina – CTT, para sua permanência na instituição, conta com uma rede de apoio acadêmico e social, propiciando um ambiente produtivo e de caráter inclusivo.

 

Residência Estudantil

 

Oferece moradia e alimentação aos estudantes dos Cursos Técnicos do CTT, com comprovada vulnerabilidade socioeconômica, e proveniente de outro Estado ou município, contribuindo para sua permanência na instituição, até a conclusão do curso técnico.

 

Critério para concessão;

 

·         Baixa renda familiar;

·         Ser proveniente do interior do Piauí ou de outro Estado da Federação;

 

 Restaurante Universitário (RU – 03)

Benefício disponível para estudantes da Residência Estudantil masculina: café da manhã, almoço, jantar e lanche noturno, sem custo ao estudante.

Para os demais estudantes da escola é servido o almoço e o jantar.

 

Critério para o acesso:

· Apresentar-se devidamente fardado ao espaço do Restaurante Universitário.

Atendimento Odontológico

O Serviço Odontológico é oferecido gratuitamente à comunidade escolar. Realizam procedimentos clínicos nas áreas de diagnóstico, restauração, prevenção, profilaxia e exodontia, de segunda a sexta, manhã e tarde.

 

Atendimento Psicológico e Pedagógico

Disponível à comunidade escolar, com a finalidade de apoiar o estudante, professores e demais membros do colégio, contribuindo para a superação de dificuldades de ordem psicológica e pedagógica.

Os alunos do Colégio Técnico de Teresina – CTT, para sua qualificação prática nos cursos técnicos da instituição, contam atualmente com sete laboratórios sendo três de Informática: um laboratório de Programação, um Laboratório de Montagem e Manutenção de computadores e um Laboratório para a comunidade, demais cursos do colégio.

 Um laboratório de Enfermagem equipado com glicosimetros, simulador de parto, manequins, modelos de fase de gravidez, braços para determinação da pressão com auto falante, Kits simuladores de curativos de feridas e bandagens, aparelho eletrocardiógrafo digital com doze canais, conjunto de oxigênio terapia, modelo anatômico do sistema muscular entre outros.

Um laboratório de sementes, um laboratório de solos construído com equipamentos em processo de licitação, e um laboratório de Agroindústria recém construído.

Área de campo didático-experimental de cinco hectares, sendo três hectares irrigados utilizados no cultivo de frutíferas, plantas anuais, olerículas e outras.

Possui setor de ovinocultura e dois aviários para criação de frangos de corte utilizado principalmente para as atividades práticas pedagógicas, tendo como objetivo também o fornecimento da produção para o Restaurante universitário.

A Suinocultura é outra atividade desenvolvida conjuntamente com o departamento de Zootecnia do CCA/UFPI. Possui uma estação de Agrometeorologia automática que fornecem dados para as pesquisas realizadas no CTT. Possui um viveiro de mudas de hortaliças, frutíferas e plantas nativas.

Na área de Mecanização Agrícola é equipado com modernos tratores e implementos agrícolas como: pulverizadores tratorizados, grade aradora intermediárias, distribuidor de adubo líquido, calcareadora, plantadeira e adubadeira, encanterador, plaina, plataforma agrícola e carretas.

O Colégio conta com parceiros como o Centro de Ciência Agrária – CCA/UFPI e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento- EMBRAPA em projetos como o de Produção de Alimentos biofostificados.

Atualmente o Colégio Técnico de Teresina – conta com um corpo docente composto de professores sendo 35 (trinta e cinco) onde 10 (dez)  professores são doutores, 8 (oito) doutorandos, 7(sete) mestres e 10 especialistas.

 Um quadro de funcionários administrativo com 25 (vinte e cinco) servidores efetivos e uma equipe de servidores vindos de empresas terceirizadas pela UFPI.

 

 

 

 

 

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.