Brasil Brasil Brasil

Notícias

Catadores de materiais recicláveis se profissionalizam no Colégio Técnico de Ter

Catadores de materiais recicláveis se profissionalizam no Colégio Técnico de Ter

23/06/2014 14:46

Os catadores de materiais reciclávéis da vila Dagmar Mazza voltaram a estudar.  Para aumentar suas rendas e conquistar mais cidadania, eles foram matriculados pela Prefeitura de Teresina no curso Agente de Desenvolvimento de Cooperativista, oferecido pelo PRONATEC no Colégio Técnico de Teresina – CTT/UFPI. As aulas acontecem aos sábados e domingos e o curso tem duração de 180 horas.

De acordo com o professor, Hélio Lima Santos, que ministrava a disciplina Fundação e Funcionamento das Cooperativas, no último dia 21, essa já é a segunda turma que se qualifica no Colégio Técnico de Teresina.  Dentre as disciplinas que eles estão vendo consta Princípios do Cooperativismo, Empreendedorismo, Legislação e Tributação, Relações Interpessoais, Classificação e Organização de Cooperativas e outras.

“O objetivo do curso é fazer com que essas pessoas criem suas próprias cooperativas, que se profissionalizem e dispensem os atravessadores que acabam levando todo o lucro deles”, explica Hélio. Indagado sobre o perfil dos alunos, o professor revela que existem algumas limitações como a baixa escolaridade, idade e baixa autoestima. “São trabalhadores que sentem vergonha de suas profissões e aqui eles estão aprendendo a se valorizarem”, declara ele.

Para o aluno Antônio Gonçalves, sua meta é realmente se profissionalizar. “Eu vou tentar aplicar na prática o que estou aprendendo aqui, porém muitos colegas não pensam como eu, não demonstram o mesmo interesse”, comenta o rapaz. O quilo de materiais recicláveis prensado é vendido a R$ 2,00 para o atravessador, que repassa a R$ 6,00 para as empresas que trabalham com esse tipo de material. “Muitos catadores varam a madrugada para conseguir aumentar a fonte de renda no final do mês, é um trabalho bem difícil, eles contam que encontram desde fetos até fogões a gás”, finaliza o professor Hélio Gonçalves.

Por Rita Lúcia

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.