Brasil Brasil Brasil

Notícias

Professores e alunos do CTT participam de Congresso Nacional
Preparativos para a viagem

Preparativos para a viagem

Professores e alunos do CTT participam de Congresso Nacional

03/06/2014 17:41

Os professores do Colégio Técnico de Teresina ( CTT),Majaci Moura da Silva, Edilce Madeiro,  Luzineide Fernandes , participaram, no período de 14  A 16 de maio, juntamente com os alunos do Curso Técnico do Ensino Médio, do IV Congresso Nacional de Conservação do Delta do Parnaíba(IV CORUC), na cidade de Parnaíba-Piauí. O evento é uma iniciativa do Curso de Turismo da UFPI em parceria com a Mega Turismo e Eventos.  Cerca de 650 alunos da região Nordeste estiveram participando, além de palestrante de todo o Brasil.

 

Em sua quarta edição o evento abrangeu diversos estados do nordeste dentre os quaisPiauí, Ceará e Maranhão, que juntos englobam três unidades de conservação: APA Delta do Parnaíba (PI), Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), Parque Nacional de Jericoacoara (CE) e Parque Nacional de Ubajara (CE). Na ocasião aconteceu simultaneamente o Seminário Redes Solidárias na Pesca Artesanal.

 

Na avaliação da Prof.ª Dra. Majaci Moura, do CTT\\\\\\\\UFPI, o Congresso permitiu aos estudantes vivenciar a construção do conhecimento dentro e fora de sala de aula, através de  visitas técnicas. “Os alunos estabeleceram relações com outros espaços sociais, históricos e culturais no litoral do Piauí. Tiveram aulas práticas de Biologia, Química, Geografia, Apicultura, entre outras disciplinas”, explica ela.

Para a estudante Laura Bezerra, 18 anos, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer pessoas das mais diferentes regiões do Brasil, entre palestrantes e outros participantes. “Foi muito enriquecedor”, afirma.  Quem compartilha da mesma opinião é o aluno, Ícaro Araújo, 17 anos. “Foram palestras de alto nível, isso nos motivou a querer estudar ainda mais”, declara o rapaz.

 

 A professora Majaci Moura, doutora em Geografia/Análise Ambiental, pela UFMG,  foi a responsável pelo minicurso Turismo Pedagógico. Na programação foram apresentados temas como: Turismo, Território e a Relação Sociedade & Natureza, com a Dra. Luzia Neide Meneses, da UECE; O papel do turismo no desenvolvimento dos territórios, com o Phd. Marcos Aurélio Tarlombani, da UFPR; Turismo: Desenvolvimento Regional em Redes de Empreendimentos Solidários, com ministrante e Phd. Mário Carlos Beni, entre outros temas debatidos.

 

MAIS CURSOS:  Durante o evento aconteceram  os seguintes minicursos da área de agropecuária: Turismo, Pesquisa e APL; Técnicas de Hortaliças em Sistema Agroecológico e Orgânico; Sistema Embrapa, Como Produzir Alimentos em Pequena Escala o Ano Todo; Uso Múltiplo da Água dos Canais de Perímetros  Irrigados e Manejo e Conservação das Tartarugas Marinhas na APA Delta do Parnaíba.O congresso aconteceu no campus da UFPI em Parnaíba

Por Rita Lúcia

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.