Brasil Brasil Brasil

Notícias

Alunos do CTT participam de visita técnica no município de José de Freitas

Alunos do CTT participam de visita técnica no município de José de Freitas

11/03/2014 13:40

Capacitar alunos do Curso Técnico em Agropecuária numa perspectiva da realidade de uma unidade produtiva que pretende investir na ovinocultura de corte. Esse foi o objetivo da visita à Fazenda Pampulha, localizada na cidade de José de Freitas. A atividade aconteceu no dia 08 de março e é fruto da parceria entre o CTT e o proprietário da fazenda, como forma de promover o ensino aos alunos do curso técnico e a extensão dos conhecimentos produzidos no CTT à comunidade.

Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade adquirir experiência e consolidar conhecimentos. O grupo desenvolveu atividades como: reconhecer a vegetação nativa, mapear a propriedade topograficamente por GPS, coletar amostras de solos e prepará-las para envio ao Laboratório de Análise de Solos (LASO/UFPI), avaliar de forma zootécnica e sanitária o rebanho de ovinos, dimensionar tamanho de piquetes e definir o tipo de gramínea a ser implantada naquela propriedade.

Alunos coletam amostras de solos

O aluno do curso Técnico em Agropecuária Gustavo Davila falou sobre a importância de atividades de extensão para a formação e qualificação profissional. "A atividade de extensão permite consolidar e adquirir novos conhecimentos, pois nos colocamos frente a uma realidade que, com toda certeza, iremos nos deparar na nossa futura profissão", afirmou.

 

Mapeamento por GPS

O professor do CTT Antônio de Sousa Júnior explicou a importância das atividades de extensão para a formação do aluno. "Além de permitir que o CTT execute sua missão aliar ensino e extensão, o contato entre produtor e aluno ajuda a consolidar conhecimentos, fortalecendo o aluno como cidadão e como futuro profissional, tornando-o mais confiante e seguro no desempenho de sua profissão", declarou.

Para o proprietário da fazenda Alexandre Brasileiro, a atividade foi de vital importância para o seu negócio, pois é uma oportunidade do produtor conhecer novidades da área. "Acredito que essa atividade executada pelo CTT irá contribuir bastante para o sucesso da atividade que a Fazenda Pampulha está implantando, que é a ovinocultura de corte; uma vez que traz tecnologias disponíveis por meio de seus alunos ao produtor", disse.

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.