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VII Congresso IberoAmericano de Docência Universitária

VII Congresso IberoAmericano de Docência Universitária

08/11/2011 10:45

 

O VII Congresso IberoAmericano de Docência Universitária, subordinado
ao tema geral Ensino Superior – Inovação e qualidade na docência, vai
realizar-se na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da
Universidade do Porto (FPCEUP), de 24 a 27 de Junho de 2012. Trata-se
de uma organização conjunta da FPCEUP, da Universidade do Porto e da
Associação IberoAmericana de Didáctica Universitária (AIDU), que tem
levado a efeito estes eventos de dois em dois anos, no universo
iberoamericano.



A disseminação do Ensino Superior como condição de sucesso das
políticas de desenvolvimento é uma realidade em construção em todos os
países da Ibero-América. Se em alguns países a questão fundamental é
ainda o acesso, tal facto não pode esconder a necessidade de se
investir na criação de condições que permitam garantir o sucesso dos
alunos no Ensino Superior, independentemente das condições culturais
e económicas de base a todos os que a ele acedem. E esta exigência
decorre, não apenas porque é uma condição de justiça social, mas
também porque é uma condição de eficácia, qualidade e até de
sobrevivência das instituições de ensino superior. É no quadro desta
ideia que joga a procura da inovação.



O VII Congresso IberoAmericano de Docência Universitária, que se
organiza em Portugal pela primeira vez, tem como primeiro objectivo
pensar esse desafio da inovação pedagógica como factor de qualidade e
de credibilidade das instituições de Ensino Superior, a partir das
condições objectivas que o tornam possível, dez anos depois de
Bolonha.



São objectivos do Congresso:

- Permitir a reflexão e o debate acerca da promoção da inovação
docente como condição da excelência universitária e face aos desafios
que se colocam às universidades no século XXI;

- Favorecer a troca de experiencias de ensino e aprendizagem entre os
profissionais de diversas especialidades, comprometidos com a melhoria
da inovação e da qualidade da docência;

- Fomentar o desenvolvimento de redes e comunidades de aprendizagem
capazes de criar sinergias entre as estruturas e os agentes educativos
em países latinoamericanos e europeus;

- Analisar o impacto do processo de Bolonha na Inovação e na qualidade
da docência;

- Fazer do Congresso um espaço de debate e avanço do conhecimento
pedagógico disponível, alargado a todas as áreas de saber
Universitário.

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