Projetos Docentes
1- Como faço para desenvolver projeto docente com uma instituição conveniada ou não conveniada com a UFPI?
O ideal é que a instituição seja conveniada, pois normalmente os convênios facilitam os trâmites e isentam os professores e alunos participantes dos programas de mobilidade de certas taxas. No entanto a qualquer momento pode-se começar um novo convênio. Pede-se que o professor, depois de entrar em contato com os pares interessados no exterior, comunique à Assessoria Internacional sobre o projeto para que o mesmo possa ser oficializado. A partir daí, muitos projetos de cooperação (tais como aulas, simpósios, grupos de pesquisa, colóquios) são possíveis.
2- A UFPI paga a passagem do professor para realização de projeto no exterior?
Atualmente, a UFPI não prevê gastos dessa natureza, pois os mesmos necessitam de disponibilidade orçamentária. No entanto, há diversas agências de fomento que cooperam com a mobilidade docente. Por exemplo, em "CAPES", nessa página, há uma lista de diversas possibilidades de fomento.
A FAPEPI (www.fapepi.pi.gov.br) disponibiliza R$1.000,00 a cada dois anos para professores que queiram participar de evento científico no exterior. O fluxo é contínuo e o pedido deve ser encaminhado com até 60 dias de antecedência.
O CNPQ disponibiliza bolsas de auxílio para participação de evento no exterior (com permanência no exterior de até 90 dias) para pesquisadores cadastrados e em "editais" também há oportunidades específicas. Veja o site: www.cnpq.br . Auxílios para eventos no exterior são concedidos bienalmente.
A Assessoria Internacional solicita aos professores que já possuem projetos junto a instituições ou universidades estrangeiras que divulguem o seu trabalho nesse site.
© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525,
comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.