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Sobre o curso

  • Histórico do curso

A criação do Curso de Bacharelado em Administração na Universidade Federal do Piauí para o campus Senador “Helvídio Nunes de Barros” Picos – PI representa a realização de uma antiga aspiração, só agora possível de ser concretizada, quando a instituição, desejosa de crescer para melhor servir à comunidade e ao país, reúne as condições essenciais ao estabelecimento de um curso de alto nível. A Universidade Federal do Piauí comprometeu-se, desde o início, com a evolução desta área para que, juntamente com as demais áreas da instituição, viesse a alcançar, através da pesquisa, do ensino e da extensão, graus de excelência permanentemente renovados.

Uma universidade com propostas identificadas com o ensino, com a educação e com a ação comunitária, demanda a implementação de cursos que venham fornecer subsídios para fundamentar a compreensão e a discussão das seguintes questões: pesquisa, desenvolvimento das atividades operacionais e gestoras, dando ao egresso condições de gerenciar, planejar, dirigir e operacionalizar as organizações. Portanto, a implementação do Curso de Administração, em nível de graduação, vem subsidiar a ação da Universidade Federal do Piauí em diversos âmbitos, bem como contribuir para a formação de pessoal qualificado para atender à comunidade e às demandas sociais emergentes.

Desta forma, uma das preocupações na formatação da proposta pedagógica é com o mercado de trabalho da macrorregião de Picos e suas especificidades e potenciais econômico-financeiros para geração de emprego e renda. Desta forma, o Curso privilegia um equilíbrio entre as disciplinas que possibilitarão, ao longo dos 04 (quatro) anos e meio, a base teórica para o desenvolvimento das capacidades profissionais dos alunos, posteriormente absorvidas pelo mercado, paralelamente às disciplinas práticas que lhes permitam ingressar no campo de atividades das organizações, fornecendo condições de atuação no mercado de trabalho local, regional e nacional.

Nos aspectos éticos e sociais serão oferecidas condições de aprendizagem para que o bacharel em Administração tenha uma compreensão da ética profissional, expandida para a sociedade, a família, a economia e todos os outros setores da vida pessoal e social

Portanto, o Projeto Político-Pedagógico Curricular, que ora apresentamos, volta-se para a formação de sólidas competências, no que tange ao ensino de graduação e à educação permanente, comprometendo-se com a preparação do futuro graduado para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições do exercício profissional.

  • Apresentação do curso

O ingresso nos cursos da Universidade é realizado mediante processo seletivo ou aproveitamento de estudos. Por processo seletivo entende-se a admissão aos cursos de graduação e seqüenciais, aberto a candidatos que hajam concluído o ensino médio ou equivalente, nos termos do disposto na legislação aplicável, no Estatuto da Universidade e no Regimento Geral, e conforme as normas e critérios regulamentados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

 

Por aproveitamento de estudos entende-se a admissão por meio de:

  • transferência de aluno de outra instituição de ensino superior: A Universidade poderá aceitar transferência de aluno procedente de cursos idênticos ou afins aos seus, mantidos por instituições nacionais de ensino devidamente autorizadas ou reconhecidas nos termos da legislação vigente, ou por instituições idôneas de países estrangeiros;
  • ingresso de portadores de diploma de curso superior que desejam obter novo título: poderá ser aceita a matrícula de portadores de diploma de curso superior devidamente registrado para obtenção de novo título.

 

O curso visa a formar bacharéis em Administração com perfil de liderança, visão generalista das organizações e senso prático de solucionadores de problemas empresariais, aptos para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento. Para tanto, o curso apresenta uma ampla gama de conhecimentos relacionados à ética profissional e responsabilidade social das organizações, combinados com uma cadeia de conhecimentos técnicos de complexidade crescente.  Este conjunto de conceitos e técnicas constitui-se no ferramental indispensável para a atuação profissional.

 

O Curso de Graduação em Administração na modalidade presencial da UFPI, no Campus de Teresina, foi elaborado com base na Resolução Nº 02, de 04.10.1993, do Conselho Federal de Educação, que fixou o conteúdo mínimo e a sua duração.

O referido Curso funciona, desde a sua criação, sob a administração do Departamento de Ciências Contábeis e Administrativas – DCCA, no Centro de Ciências Humanas e Letras – CCHL, sendo ofertado somente no Turno diurno. A partir do 2º ano de funcionamento, o Curso de Graduação em Administração passou a ter duas “entradas”, ofertando, anualmente, 100 (cem) vagas.

Os blocos estão formados de acordo com a orientação do Conselho Federal de Educação, iniciando o Primeiro Período – Bloco I – com as disciplinas de Conteúdo Formação Básica e Instrumental mesclando-se às de Conteúdo de Formação Profissional e Complementar (obrigatórias e optativas) de forma que o aluno tenha uma visão de conjunto de todas as disciplinas do Curso.

O Curso de Graduação em Administração da UFPI, em Teresina, obteve o seu reconhecimento provisório por três anos, através da Portaria nº 2008, de 06 de julho de 2004.

Em 2005, atendendo às Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração – Resolução nº 4, de 13 de julho de 2005, e por recomendação da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, o Colegiado do Curso realizou a Primeira Reforma Curricular do referido curso, no Campus de Teresina.

No segundo período de 2006, é autorizado o funcionamento do Curso de Administração no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, na cidade de Picos, na modalidade presencial no turno acadêmico noturno. A partir de 2009.1, o curso passou a ter duas entradas anuais, sendo a primeira no turno matutino e a segunda no turno noturno como 50 (cinquenta) alunos em cada entrada.

 

Projeto pedagógico do curso

Monitoria

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