Brasil Brasil Brasil

Objetivos do Programa

Projeto: ARTICULAÇÃO TEORIA/PRÁTICA COMO EIXO FUNDANTE  NA FORMAÇÃO E NO DESENVOLVIMENTO DE PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA contemplados no Edital 019/2013-CAPES/PRODOCÊNCIA.

O Projeto em destaque tem como objetivos

1.  GERAL

- Elevar a qualidade dos cursos de licenciatura, destacando a formação como eixo fundante para o desenvolvimento de profissionais do magistério da educação básica como forma de valorizar e fortalecer essa formação.

2. ESPECIFICOS

- Promover ações que consolidem a formação de docentes de forma integrada nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Artes Visuais, Música, Biologia, e Letras da UFPI;

- Traçar o perfil dos docentes da Universidade Federal do Piauí que atuam nos cursos de Licenciaturas para compreender o contexto da prática desses professores;

- Redimensionar formas de organização curricular, gestão institucional e/ou a renovação da estrutura acadêmica dos cursos de licenciatura, por meio do trabalho cooperativo entre esses        cursos e áreas do conhecimento presentes no currículo da Educação Básica;

- Aprimorar e revitalizar os cursos de licenciatura envolvidos neste estudo, promovendo a integração com o ensino público da Educação Básica;

- Criar espaços de debates para aprimoramento, divulgação e discussão das questões relacionadas à formação inicial e continuada de professores;

- Promover a integração entre a universidade e a escola básica, para a garantia da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, visando à melhoria dos licenciandos da UFPI;

-Identificar as dificuldades existentes nos cursos de licenciaturas objeto desta investigação que estão diretamente relacionadas a formação pedagógica;

- Possibilitar a participação do licenciando em projetos de pesquisa e de extensão.

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.