Brasil Brasil Brasil

Local: Auditório do Departamento de Química

Data: 22/02/2013

Banca de DEFESA: RAFAEL MARINHO BANDEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAEL MARINHO BANDEIRA
DATA: 22/02/2013
LOCAL: Auditório do DQ
TÍTULO:

Estudo da inibição da corrosão do aço 1010 por materiais à base de polianilina

PALAVRAS-CHAVES:

Polianilina; Hidrofílico; Policloreto de vinila.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Físico-Química
ESPECIALIDADE: Eletroquímica
RESUMO:

A presente dissertação estuda a capacidade de inibição da corrosão de revestimentos hidrófilicos, PANI/ZrO2 e PANI/AcCe, em solução de NaCl 3% e revestimento hidrofóbico PANI/PVC em NaCl 3% e HCl 0,1 mol/L. Foram realizadas medidas de infravermelho e difração de raios X, sendo possível comprovar a formação dos revestimento; compósito PANI-ZrO2 cristalino e blenda PANI-AcCe amorfa. Em ambos os materiais, a propriedade da hidrofilicidade foi determinante no processo de formação de uma camada de óxido entre o metal e os revestimentos PANI-AcCe e PANI-ZrO2, que apresentaram baixos potenciais de corrosão, mesmo em pequenas concentrações de óxido de zircônio ou acetato de celulose. Atribui-se a baixa capacidade de proteção do compósito PANI/ZrO2 e da blenda PANI/AcCe, o fato de ambos os revestimentos serem hidrofílicos, sendo, portanto, facilitadores do formação da corrosão e também da continuidade deste processo sem a formação de uma barreira de conteção como ocorre com os revestimentos inibidores do processo de corrosão. A inibição dos efeitos corrosivos foi observada no uso da blenda PANI/PVC. Os revestimentos foram caracterizados por espectroscopia de impedância eletroquímica e polarização linear. Os resultados obtidos mostraram que ocorre um eficiente processo de inibição da corrosão do aço 1010. A proporção PANI/PVC 1/1 mostrou resultados promissores na passivação do aço, em comparação a outras proporções de PANI/PVC, como também em relação à PANI pura e PVC puro em soluções de NaCl 3% e HCl 0,1 mol/L. A eficiência do revestimento PANI/PVC 1/1 foi de 99,9999% em solução salina através do método casting, em comparação à taxa de corrosão do aço sem revestimento.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1714193 - JOSE MILTON ELIAS DE MATOS