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Banca de qualificação: Mateus Silva Noronha
19/07/2013 11:57
DISCENTE: MATEUS SILVA NORONHA
DATA: 23/08/2013
HORA: 09:00
LOCAL: UFPI
TÍTULO:
MERCADO EM REVISTA: a estratégia de segmentação da Editora Abril para o público masculino
PALAVRAS-CHAVES:
Comunicação; estratégias; mercado;
PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Teoria da Comunicação
RESUMO:
O presente trabalho posto para qualificação de mestrado tem o objetivo de identificar as estratégias de segmentação da Editora Abril para o mercado masculino de revistas. Parte da hipótese que a empresa divide o segmento em quatro subsegmentos de forma a obter maior fidelização com partes do mercado para alcançar e manter a hegemonia em vendagem para este nicho como todo. Desta forma, obtém rentabilidade com a venda unitária dos produtos ALFA, Men’s Health, VIP e Playboy além da venda da tiragem de cada publicação para os anunciantes, estruturando e oferecendo quatro tipos de leitores de um mesmo nicho de mercado. Para Bolaño (2000) e Brittos (1999) este processo ocorre em disputas de poder por hegemonia de mercado, relacionadas com a atual forma de acumulação capitalista e os movimentos da globalização financeira e o desenvolvimento das Tecnol ogias da Informação e Comunicação (TICs), que ocasionaram um período de maior concorrência entre os capitais na área da comunicação, mas marcado pela concentração empresarial em oligopólios e outras estratégias que geram barreiras à entrada de concorrentes. Considerando esta correlação de situações determinantes, esta pesquisa tem como objetivos operacionais descrever como a Editora Abril estrutura os públicos do segmento masculino para os anunciantes e as estratégias de alianças e sinergias da Editora Abril neste setor para gerar barreiras à entrada de concorrência e manter a hegemonia do mercado, que em 2011 atingiu a média de 87% do total das vendas (MÍDIA DADOS, 2012). Utiliza-se a Economia Política da Comunicação (EPC) como abordagem teórica pelo interesse em descrever as forças dinâmicas em disputa na produção, distribuição e consumo dos recursos da comunicação (MOSCO, 2009). Esta abordagem adota o método materialista histórico di alético (GIL, 1999). Desta forma, busca-se primeiro compreender o desenvolvimento histórico do mercado de revistas no Brasil fazendo um paralelo com as fases do regime de acumulação capitalista até os dias atuais para se buscar as respostas para os objetivos apontados, através de descrição analítica das publicações e das estratégias de mercado da Editora Abril.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente: Profa. Dra. Jacqueline Lima Dourado (PPGCOM-UFPI)
1º Avaliador: Prof. Dr. Paulo Fernando De Carvalho Lopes (PPGCOM-UFPI)
2º Avaliador: Prof. Dr. Solimar Oliveira Lima (UFPI)
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