Brasil Brasil Brasil

Caracterização do curso

Objetivo do Curso

O objetivo do Programa de Pós-Graduação em Comunicação é possibilitar aos pesquisadores a percepção da importância fundamental da inter-relação dos processos comunicacionais com a sociedade contemporânea como  indissociável e decisiva para pautar as relações sociais e as práticas culturais.

 

Perfil do profissional a ser formado

O perfil do profissional a ser formado que se tem em mente é que os egressos do Programa de Pós-Graduação tenham como característica distintiva a capacidade de produzir estudos originais sobre os mais diversos temas em Comunicação.

Essa capacitação lhes permitirá participação ativa e relevante no cenário das discussões atuais, de âmbito nacional e internacional, através da produção de trabalhos passíveis de aceitação tanto em revistas cientificas na área de Comunicação de alto nível, quanto em eventos científicos representativos.

Esse perfil idealizado pressupõe a formação de grupos de estudo e de pesquisa coesos e dinâmicos, dispostos a compartilhar dados, informações e conhecimentos como forma de crescimento da própria UFPI, dentro de uma visão sistêmica de trabalho.

 

Descrição sintética do esquema de oferta do curso:

A estrutura curricular proposta, com disciplinas obrigatórias e optativas, consiste em elemento interveniente e favorável à coesão. No primeiro momento, o grupo como um todo pode definir suas afinidades intelectuais e a partir do segundo momento, em que se distribuem pelas disciplinas optativas, trabalhar com mais afinco temas e objetos de estudo de interesse mais específicos, rompendo, no entanto, o individualismo. O resultado desses momentos de encontro conduz, com freqüência, à produção científica de melhor qualidade, vez que a co-autoria, como tendência crescente, permite olhares múltiplos e, quase sempre, enriquecedores.

A grade curricular do Curso, com duração regular de dois anos (ou quatro períodos semestrais) é composta por 03 (três) disciplinas obrigatórias, 01 (um) seminário de Pesquisa, para cada área, e 18 disciplinas optativas, perfazendo uma carga horária de 360 horas.

As 03 (três) disciplinas obrigatórias - Metodologia da Pesquisa em Comunicação, Mídia e contemporaneidade e Teorias da Comunicação- constam no primeiro período do Curso. A intenção de nossa proposta prevê que elas assumam, além dos conteúdos previstos nos ementários, a função implícita de adaptação dos discentes ao Programa, privilegiando o enfoque de diálogo docente-discentes e discentes - discentes.

Os Seminários de Pesquisa, em cada área, estão previsto para serem realizados ao final do primeiro ano, quando os alunos já tenham concluído todos os créditos. A idéia é constituir um fórum de discussão entre todos discentes e todos os professores, de cada linha, a fim de contribuir para o processo de amadurecimento teórico-metodológico dos alunos.

A Qualificação está prevista para ser realizada, no começo do terceiro período, quando o aluno tiver cumprido todos os créditos e o Seminário de Pesquisa.

O Estágio de docência é uma atividade complementar exigida pela Capes aos alunos bolsistas.

 

Total de créditos para titulação:

Disciplinas: 24.0

Tese/Dissertação: 6.0

 

Outras informações:

Periodicidade de Seleção: Anual

 

Vagas por Seleção: 10

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.