Brasil Brasil Brasil

Notícias

A Coimbra Universitária: o início da internacionalização do PPGCF

A Coimbra Universitária: o início da internacionalização do PPGCF

14/08/2012 13:22

O rio Mondego, o Choupal,
O teu Jardim das Sereias
E a Escada Monumental
Junto à Universidade
Fazem de ti, sem igual,
A mais bonita cidade
Deste nosso Portugal!...

Coimbra de tradições,
Cidade-mãe de doutores
E da velha Universidade;
Fazes vibrar corações
Por tantas recordações
Numa palavra, és saudade!
(Fernando Reis Costa)

Foto: Polo I da Universidade de Coimbra ao alto.

Coimbra, uma das cidades mais importantes de Portugal, a quarta em número de habitantes, com cerca de 143.000 conimbricenses é a capital do distrito homônimo e referência na região das Beiras, lar de mais de 2 milhões de habitantes. A cidade, que já foi ocupada pelos romanos na época do Império, veio a tornar-se a segunda capital do reino de Portugal, entre 1129 e 1255, substituindo a cidade de Guimarães. Apesar do seu passado político importante a cidade de Coimbra é lembrada em todo mundo lusófono por sua Universidade, estabelecida em 1290 pelo rei D. Dinis. Atualmente, o Polo I, principal campus da universidade, ocupa o mesmo edifício onde funcionou a sede do governo português.

O campus é logo identificado por estar em um dos pontos mais altos da cidade e por nele se erguer a Cabra, ou a Torre da Universidade de Coimbra, terminada em 1733. No mesmo páteo, chamado Paço das Escolas, reúne-se a Biblioteca Joanina, que guarda um acervo de 70 mil livros antigos e foi construída com madeira brasileira trazida ainda no século XVIII.

Para alem dos dois monumentos, há ainda no mesmo Paço, a Sala dos Capelos, ou Sala dos Grandes Actos.  Antiga sala do trono português, hoje é o lugar mais importante da Universidade de Coimbra, reservado às celebrações mais solenes da universidade, como as defesas de doutorado.

Com quase um milênio de funcionamento, é natural que ao longo deste tempo várias tradições foram consolidadas. Dentre muitas, distribuídas entre os diferentes cursos e polos, destaca-se a Queima das Fitas. Um ritual que marca o início do ano acadêmico para os “caloiros” e o fim de uma etapa, que é a conclusão dos estudos dos veteranos.     Há celebrações similares em todas as cidades universitárias de Portugal, no entanto, vale ressaltar, todas elas são baseadas na mais antiga, a de Coimbra, assim como a maioria das tradições acadêmicas portuguesas. Consiste em um conjunto de rituais e costumes que começa no Largo da Sé Velha com a Serenata Monumental, passa pelo cortejo com carros alegóricos enfeitados com os temas dos cursos (e que distribuem bebidas alcoólicas para mais de 100 mil expectadores durante o desfile) e ainda inclui a Garraiada, uma festa que acontece na cidade litorânea de Figueira da Foz (longe 70 km de Coimbra). Estudantes vão devidamente trajados com seu uniforme, a toga, marcada pelo negro da capa (que fica marrom durante a queima). Estudantes finalistas usam uma cartola e uma bengala de cores variadas, de acordo com seus respectivos cursos e casas.

Entre uma celebração e outra (e muito estudo, evidentemente), todos costumam reunir-se em bares, pubs, entre outros. Os maiores destaques ficam com a Praça da República e arredores, com vários bares, restaurantes, etc. e o Largo da Sé Velha, cujos espaços são frequentemente superlotados.

A Universidade de Coimbra foi responsável pela instrução de vários personagens importantes no mundo lusófono, sejam eles literatos, juristas, políticos... Entre os  estudantes famosos de Coimbra, estão: Almeida Garret, Antero de Quental, Antonio Gonçalves Dias, Gregório de Matos, José de Anchieta, Eça de Queirós, Manoel da Nóbrega, Pedro Nunes, Tomás Antonio Gonzaga, Santo Antonio de Lisboa, Camões, Marquês de Pombal.  Não parece difícil imaginar esse pessoal participando de todas essas vivências proporcionadas pela cidade mais universitária de Portugal. Ao fim, como cantam os estudantes ao início da Serenata, “Coimbra tem mais encanto na hora da despedida” (Balada da Despedida, Fernando M. Soares).

Foto: Cabra e Faculdade de Direito

Foto: Biblioteca Joanina

Foto: Cortejo da Queima das Fitas/2012

Foto: Sé Velha

Os professores Rivelilson de Freitas e Livio Cesar agradecem ao autor desse texto Tiago Pedro Vales (FEUC - Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra) brasileiro residente na Residencia Universitária Pedro Nunes em Coimbra, onde passamos bons momentos.

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.