Brasil Brasil Brasil

Notícias

Professores da farmácia e PPGCF participam de curso em Coimbra

Professores da farmácia e PPGCF participam de curso em Coimbra

25/06/2012 12:01

O Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) é um Instituto de Investigação dedicado à excelência em Biociências e Biomedicina.
O CNC foi o primeiro Laboratório Associado português, e é parte da rede Europeia de Institutos de Neurociências (ENI). Está igualmente envolvido em colaborações entre o governo português e o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e a Harvard Medical School (HMS). As colaborações internacionais com instituições de topo de todo o mundo são uma das características da investigação realizada no CNC.

O CNC junta investigadores das Faculdades de Ciências e Tecnologia, Farmácia e Medicina da Universidade de Coimbra, bem como dos Hospitais da Universidade (HUC). As diferentes formações e perspectivas, bem como a chegada constante de novos líderes de grupo e o potencial para colaborações, têm sido fundamentais na inovação, quer em investigação básica quer translacional, ancorada em conhecimento de ponta.
Um dos seus objetivos é promover cursos para a capacitação e divulgação da pesquisa e do conhecimento científico. Na ultima semana os professores pesquisadores Rivelilson Mendes de Freitas e Lívio Cesar Cunha Nunes experimentaram a proveitosa oportunidade de fazer um desses cursos: "Desafios em Comunicação de Ciência". Foi um curso dirigido a investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra, organizado pelo Gabinete de Comunicação de Ciência do CNC.

O objetivo deste curso foi inspirar o envolvimento dos investigadores em iniciativas de comunicação de ciência e dar-lhes ferramentas que facilitem e melhorem a interação com diferentes públicos.
Para informações completas sobre o evento acessem o site:
http://desafioscomunicacaocienciacnc.wordpress.com/
Deste modo, o programa do curso incluiu a participação de vários especialistas na área envolvidos em diferentes projetos de comunicação de ciência nacionais e internacionais. Foram partilhadas diferentes estratégias e práticas da comunicação de ciência assim como, transmitida a importância crescente da comunicação de ciência na investigação científica, os quais também serão partilhados na Universidade Federal do Piauí no momento de retorno a essa instituição, particularmente aos alunos de graduação e pós-graduação em ciências farmacêuticas.

Sara Amaral (membro da comissão organizadora), Prof. Dr. Rivelilson Mendes, Prof. Dr. Lívio César e o palestrante Prof. Dr. Carlos Fiolhais (físico nuclear).

O prof. Dr. Rivelilson Mendes salienta que “A dinâmica e a interação com os outros membros de outros países durante o curso para nós investigadores e aspirantes a realização das atividades e iniciativas relacionadas a comunicação de ciência é de extrema importância, uma vez que o curso nos proporcionou o contato com ferramentas que facilitam e melhoram a interação com diferentes públicos. Deste modo, os alunos do curso de graduação em Farmácia e os Mestrandos em Ciências Farmacêuticas do PPGCF/UFPI também irão ter acessos as informações transmitidas pelos vários especialistas das área envolvidas em diferentes projetos de comunicação de ciência nacionais e internacionais. Após o término do estágio pós doutoral pretendo partilhar as diferentes estratégias e práticas da comunicação de ciência e na investigação científica com os estudantes e docentes com as instituições de ensino superior do estado do Piauí˝.

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.