Brasil Brasil Brasil

Notícias

Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2012 – 2015

28/05/2012 22:23

Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2012 – 2015

A Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2012 – 2015 (ENCTI) elege alguns programas prioritários, que envolvem as cadeias mais importantes para impulsionar a economia brasileira, dentre elas fármacos e complexo industrial da saúde, e define, ainda, estratégias de consecução, metas e estimativas de financiamento para atingimento das metas. Serão ampliadas competências na economia do conhecimento da natureza, reduzida a brecha tecnológica, concentrando esforços em setores estratégicos: incluindo os fármacos e os setores de fronteira do conhecimento (biotecnologia e nanotecnologia).

Destaca-se ainda a importância de se implantar um amplo programa de fomento ao desenvolvimento de fármacos com base na biodiversidade e em conhecimentos tradicionais associados, o que intrinsecamente traz o elemento inovativo ao setor. Também é destaque o fomento em P, D & I em doenças tropicais e negligenciadas, com ênfase no desenvolvimento de vacinas.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Disponível em: http://www.mct.gov.br/

Combate à evasão

O Ministério da Educação discute um plano para diminuir os altos índices de evasão nos cursos superiores tanto em instituições públicas quanto em privadas. Em 2010, o índice nas públicas foi de 13,2% e nas privadas, 15,6% (último dado do MEC). Uma das medidas, consideradas das mais importantes, é oferecer apoio aos estudantes no início dos cursos, pois, a falta de condições, financeiras ou acadêmicas, para acompanhar o ritmo das aulas os leva a desistência. Segundo o INEP o projeto está em discussão com pró-reitores de universidades públicas e privadas e a expectativa é que seja concluído e apresentado às instituições até julho para vigorar a partir do segundo semestre/2012. Pesquisadores ressaltam que, no ensino privado, é preciso cuidar para não misturar a quantidade de vagas não preenchidas todos os semestres com a evasão.

Fonte: Andifes

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.