Brasil Brasil Brasil

Notícias

I Workshop do Centro de Tecno, Hemo e Farmacovigilância é realizado na UFPI

03/12/2013 00:57

Na manhã da última quinta-feira (28), professores, estudantes e profissionais da saúde reuniram-se no Auditório de Farmácia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para a abertura do 1º Workshop do Centro de Tecno, Hemo e Farmacolância (CTHF) do Hospital Universitário (HU/PI). Nos dois dias de evento (28 e 29), foram realizados minicursos, palestras e mesas redondas, com o objetivo de apresentar as funções e a importância do CTHF no desenvolvimento de ações que garantam a detecção de erros e segurança em relação a produtos para a saúde, ao sangue e derivados e medicamentos.

Para compor a mesa de honra da solenidade de abertura, estiveram presentes o Prof. Dr. Rivelilson Mendes de Freitas, chefe da Unidade de Farmácia do Hospital Universitário da UFPI e Coordenador do CTHF; a Prof.ª MsC. Lídia Freitas, farmacêutica supervisora do serviço de farmocovigilância do Hospital Alberto da Universidade Federal de Minas Gerais; o Prof. Dr. Luciano da Silva Lopes, chefe do laboratório de Análises Clínicas do HU-UFPI e Supervisor da Hemovigilância do CTHF; o Prof. Esp. Paulo Leal Pereira, farmacêutico da Secretaria da Saúde do Estado do Piauí, farmacêutico do HU e supervisor da Tecnovigilância do CTHF; e a Msc. Marcela de Sampaio Brandão, farmacêutica do HU-UFPI.

Mesa de honra da solenidade de abertura do I Workshop do CTHF - Foto: Carolina Oliveira

Durante o workshop, foram abordados temas relacionados a Farmacovigilância, Hemovigilância e Tecnovigilância com enfoque na importância de um Centro de Tecno, Hemo e Farmacovigilância. Mais de 120 graduandos da UFPI e profissionais da saúde inscritos no curso foram informados sobre o início das atividades do CTHF e instruídos sobre a importância de uma equipe multidisciplinar em programas de Tecno, Hemo e Farmacovigilância no Piauí.

Mais de 120 pessoas participaram do I Workshop do CTHF/HU/UFPI - Foto: Carolina Oliveira

Centro de Tecno, Hemo e Farmacolância (CTHF/HU/UFPI)

O Centro de Tecno, Hemo e Farmacolância (CTHF) do Hospital Universitário (HU/PI) focaliza a prevenção de complicações em usuários de medicamentos e a capacitação de profissionais da saúde e consumidores de remédios. O espaço será utilizado para identificar, analisar e prevenir eventos adversos relacionados ao uso de medicamentos, hemocomponentes, equipamentos, saneantes, produtos para saúde e kits laboratoriais durante a prática clínica; desenvolver rotinas de padronização de identificação do paciente; transporte e conservação do sangue ou hemocomponente; fornecer dados referentes a reações adversas a medicamento e erros relacionados ao processo de transfusão de sangue e hemocomponentes; desenvolver um sistema de registro do histórico transfusional do paciente; e organizar e capacitar as ações de vigilância sanitária nos hospitais.

Chefe da Unidade de Farmácia do Hospital Universitário da UFPI e Coordenador do CTHF, Prof. Dr. Rivelilson Mendes de Freitas afirma que o CTHF também será um espaço de produção para os estudantes da UFPI: "Seremos um centro que desenvolverá atividades de ensino, pesquisa e extensão. Para tanto, contaremos com os estudantes dos cursos de Ciências da Saúde para atuarem como estagiários do Centro, como tentativa de ampliar a capacitação nessa área de conhecimento que ainda é muito incipiente no Brasil e, particularmente, no estado do Piauí", destaca.

Prof. Dr. Rivelilson Mendes de Freitas, chefe da Unidade de Farmácia do HU e coordenador do CTHF - Foto: Carolina Oliveira

O coordenador acrescenta que também serão promovidas ações educativas para subsidiar uma melhor assistência aos usuários de medicamentos no Piauí: "Simulações realísticas, palestras, minicursos e workshops serão promovidos para orientar sobre os riscos de eventos adversos e o desenvolvimento das ações da farmacovigilância, hemovigilância e tecnicovigilância, bem como informar sobre medicamentos e produtos para saúde aos usuários e manipuladores destes produtos no âmbito hospitalar".

Lídia Freitas, farmacêutica supervisora do serviço de farmocovigilância do Hospital Alberto (UFMG) - Fotos: Carolina Oliveira

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.