Brasil Brasil Brasil

Notícias

Curso Química Medicinal dos Antimicrobianos

28/01/2014 10:59

O SINFARPI e a SBFC, iniciando suas ações de qualificação e valorização profissional em 2014 e em especial em comemoração ao dia do farmacêutico, promoverão nos dias 31/01 e 01/02 o curso Química medicinal dos antimicrobianos: Da estrutura tridimensional à dispensação farmacêutica.

O curso será ministrado pelos professores de Química Farmacêutica Dr. Jairo Sotero Nogueira de Souza e Dr. Euzébio Guimarães Barbosa da UFRN que atuam na linha de pesquisa de modelagem molecular e previsão de atividade biológica.

O curso Química medicinal dos antimicrobianos: Da estrutura tridimensional à dispensação farmacêutica aplica conceitos de modelagem molecular a prática diária da dispensação farmacêutica, demonstrando de forma prática como as modificações moleculares introduzidas em um fármaco podem alterar sua ação terapêutica e tóxica.

Este curso permite ainda a compreensão do mecanismo de ação molecular e a relação entre a estrutura e atividade das principais classes de antimicrobianos.

As inscrições podem ser feitas no link: http://sindifarpi.org.br/cursos/inscricao-do-curso-do-quimica-medicinal-de-antimicrobianos/.

São 50 vagas. Não será cobrada taxa aos profissionais filiados ao SINFARPI, associados da SBFC e estudantes. Os demais pagarão 30 reais.


Programação:

Química medicinal dos antimicrobianos: Da estrutura tridimensional à dispensação farmacêutica.

Sexta (31/01) 18 às 22h

Introdução aos antibióticos β-lactâmicos (2 h)

Instalação de softwares de química computacional (30 min)

Introdução ao programa de manipulação de moléculas: MarvinSketch (1h)

Introdução ao programa visualização de alvos biomacromoleculares: UCSF Chimera (30 min)


Sábado (01/02) 08 às 12h

Introdução às classes de antimicrobianos tetraciclinas, aminociclitois, anfenicois, macrolídeos e quinolonas (2 h)

Workshop de manipulação da estrutura tridimensional de antimicrobianos e seus alvos (2 h)

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.