Brasil Brasil Brasil

Notícias

Workshop de Ciências Farmacêuticas amplia conhecimento científico

Workshop de Ciências Farmacêuticas amplia conhecimento científico

18/11/2013 17:33

As atividades do II Workshop de Projetos e Dissertações começaram com a apresentação do Grupo Quinteto de Cordas – Maestro Prof. Samuel Fagundes e contou com a presença de autoridades como: Dr. Pedro Vilarinho Castelo Branco – Pró-reitor de pesquisa e Pós-Graduação; MSc. Zulmira Lúcia Oliveira Monte – Coordenadora de Cursos e Estágios não-obrigatórios; Dr. Sidney Gonçalo de Lima – Presidente do evento; Dr. Lucindo José Quitans Júnior; Dr. Lívio César Cunha Nunes, compondo a mesa de honra.

Depois da abertura o prof. Dr. Lucindo José Quitans Júnior, professor associado no Departamento de Fisiologia da Universidade Federal de Sergipe, proferiu uma palestra que teve como título: O uso de plantas medicinais e seus metabólitos secundários na fibromialgia.

Logo após teve inicio a sessão de paineis de trabalhos científicos no pátio do auditório. Tivemos trabalhos das áreas ciências da vida, ciências da saúde e ciências da natureza.

No turno na tarde, o evento começou com as apresentações orais dos trabalhos científicos e as 17:00 tivemos a palestra de titulo: A importância do estudo de estabilidade de fármacos e medicamentos na pesquisa, desenvolvimento e inovação de produtos, proferida pelo Prof. Dr. José Lamartine Soares Sobrinho. Segundo ele, a estabilidade de fármacos é definida como o tempo durante o qual a especialidade farmacêutica mantém, dentro dos limites especificados e durante a estocagem, transporte e uso, as mesmas características que possuía quando da época de sua fabricação.

As 18:00 Tivemos a apresentação do grupo de teatro “Os federais” com a peça Manchetes de jornais.

As atividade do dia foram encerradas com um coquetel para todos os participantes.

No dia 14/11 continuando com as atividades do II Workshop de Projetos e Dissertações, recebemos como palestrante o Prof. Dr. Josué de Moraes, docente da Pós-Graduação do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-USP) e da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, e Responsável técnico pela vigilância de doenças infecciosas e parasitárias, e agravos transmitidos por vetores da Supervisão de Vigilância em Saúde na Secretaria de Saúde de São Paulo. O mesmo proferiu a palestra intitulada: Doenças negligenciadas: desafios e perspectivas para o desenvolvimento de novas drogas.

A sessão de painéis dos trabalhos científicos teve inicio as 10:00 no pátio do auditório. Logo mais as 14:00 teve inicio a sessão de apresentações dos trabalhos orais. 

O encerramento do evento foi com a palestra do Coordenador de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação da UFPI, Prof. Dr. Pedro Vilarinho Castelo Branco, com o título: Crescimento e perspectivas dos programas de pós-graduação da UFPI: ênfase nos programas de ciências da saúde.

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.