Brasil Brasil Brasil

Notícias

Docente do PPGCF Aprova Projeto no Edital Universal 14/2013

Docente do PPGCF Aprova Projeto no Edital Universal 14/2013

28/10/2013 10:54

O professor Lívio César Cunha Nunes coordena um projeto que foi aprovado no edital Universal 14/2013 intitulado “PESQUISA CIENTÍFICA NO SISTEMA PULMONAR: SISTEMAS DE VETORIZAÇÃO/LIBERAÇÃO DE FÁRMACOS EM MODELOS EXPERIMENTAIS DE DOENÇAS PULMONARES”. 

As doenças pulmonares estão entre as principais causas de internação no Sistema Único de Saúde SUS (cerca de 16% de todas as internações do sistema). Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), estas doenças representam cerca de 8% do total de mortes em países desenvolvidos e 5% em países em desenvolvimento. O projeto propõe para o tratamento destes agravos o desenvolvimento de formulações a partir do extrato de plantas medicinais do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no intuito de se avaliar suas ações farmacológicas por via oral e pulmonar, constituindo-se numa inovação terapêutica.

Os extratos vegetais serão secos por spray drier para, através de inalação, atingirem os pulmões e exercerem a atividade farmacológica

Os extratos vegetais serão secos por spray drier para, através de inalação, atingirem os pulmões e exercerem a atividade farmacológica.

Tambem estão envolvidos nesse projeto os professores: Wellington dos Santos Alves, Edson Cavalcanti da Silva Filho, Rivelilson Mendes de Freitas, Aírton Mendes Conde Júnior, os mestrandos Rafael Leite Dantas e Erik Vinicius de Sousa Reis e a graduanda Laynne Hellen de Carvalho Leal.

A Chamada tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País, em qualquer área do conhecimento.

Para ver o resultado completo aqui.

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.